Seguir o O MINHO

Ave

Vieira do Minho investe 180 mil euros na inclusão de jovens de bairro social

em

A Câmara de Vieira do Minho vai investir, até finais de 2018, mais de 180 mil euros, num projeto de inclusão, especialmente dirigido a crianças e jovens do bairro social do concelho, foi anunciado esta sexta-feira.

Fonte municipal disse que o projeto tem ainda como “alvos” os utentes do centro de acolhimento temporário do concelho e os sinalizados pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens.

Uma das prioridades é o combate ao insucesso, absentismo e abandono escolares.

O projeto arranca a 01 de março e espera, durante o seu primeiro ano de intervenção, chegar até 347 participantes, junto dos quais vai apostar nas áreas estratégicas da “Educação e Formação”, “Participação, direitos e deveres cívicos e comunitários” e “Inclusão Digital”.

A ideia é, desde logo, mudar a atitude do público-alvo perante a escola, atualmente marcada pelo “desinteresse, reduzidas expectativas e baixo grau de compromisso, seja pelas famílias ou pelos filhos”, o que resulta no insucesso, absentismo e abandono escolar.

Problemáticas que, segundo os responsáveis do projeto “Jovens ao Leme”, decorrem de vários outros problemas a montante, nomeadamente processos de desestruturação familiar, ausência de projetos de vida, défice de competências parentais e reduzidos níveis de escolaridade que permitem um apoio efetivo aos filhos no estudo.

Acresce ainda o “vazio ocupacional” que caracteriza os tempos livres das crianças e dos jovens que agora vão ser “trabalhados”, com “escassas” oportunidades de contacto com recursos culturais ou outros socialmente valorizados que os aproximem “efetiva e simbolicamente” de outras esferas sociais de integração.

Desenvolvido ao abrigo do Programa Escolhas, o projeto é promovido pela câmara de Vieira do Minho e a sua gestão, estando a sua gestão a cargo da Sol do Ave – Associação para o Desenvolvimento Integrado para o Vale do Ave.

 

logo Facebook Fique a par das Notícias de Vieira do Minho. Siga O MINHO no Facebook. Clique aqui

Populares