Seguir o O MINHO

Braga

Vieira do Minho inaugurou novo trilho com “vista deslumbrante”

Natureza

em

Foto: Divulgação / CM Vieira do Minho

A Câmara de Vieira do Minho inaugurou na quarta-feira o “PR7 – Senhora da Lapa ao Castro de Anissó”, um trilho circular de 10 quilómetros, que inicia e termina no Santuário de Nossa Senhora da Lapa e que proporciona ao pedestrianista “uma vista deslumbrante sobre a Barragem do Ermal e uma experiência audaciosa entre o sagrado e o natural, no Santuário da Senhora da Lada, em Soutelo”. Este é mais um “passo” para o total de 130 quilómetros sobre a paisagem do concelho.

Este percurso de dificuldade média, apresenta ao longo do seu traçado vários pontos de interesse culturais e naturais, tais como o próprio Santuário que data do século XVII; o Miradouro da Senhora da Lapa; o Castro de Anissó (um povoado fortificado situado a cerca de 732 metros de altitude); várias formações rochosas; fontanários e 2 baloiços panorâmicos.

O desdobrável deste novo percurso já está disponível no Posto de Turismo de Vieira do Minho é também possível fazer o download da informação através do QR-Code presente no painel de início deste trilho.

Foto: Divulgação / CM Vieira do Minho

Foto: Divulgação / CM Vieira do Minho

Foto: Divulgação / CM Vieira do Minho

A informação e os ficheiros kmz estão disponíveis no site do município.

A autarquia salienta que “atualmente, a rede de percursos de Vieira do Minho tem uma extensão de 80 km, contando com 5 pequenas rotas e 1 grande rota que exploram exclusivamente a Serra da Cabreira. (PR1 Costa dos Castanheiros; PR2 Campos, PR3 Cabeço da Vaca, PR 4 Turio, GR5 Fojos; PR6 Moinhos do Ave)”.

“Conscientes da atratividade que o património natural e cultural apresenta, e da importância do contacto com a natureza para quem procura Vieira do Minho como destino turístico, a autarquia está a criar 4 novos trilhos pedestres, perfazendo cerca de 130 quilómetros de caminhos de descoberta”, afirma a autarquia em comunicado.

A implementação destes percursos permite a “revitalização de antigos caminhos e potenciar um conjunto de elementos naturais e culturais capazes de desafiar os amantes da natureza a explorar estes novos itinerários”.

Os próximos percursos a ser inaugurados são o PR8 VRM – As Pontes da 2ª Invasão Francesa, no dia 26 de maio, e o PR9 Nascente do Ave e PR10 Carvalhos do Ermal, ainda sem data de inauguração prevista.

Populares