Seguir o O MINHO

Ave

Vieira do Minho inaugura novo Quartel dos Bombeiros Voluntários

em

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vieira do Minho inaugura, este domingo,  o seu novo quartel, casa que resulta de uma vontade antiga dos soldados da paz de Vieira do Minho e que se tornou realidade nos últimos 2 anos.

A moderna infra-estrutura, que vai acolher mais de seis dezenas de operacionais, conta com uma sala de formação , três camaratas, num total de vinte e cinco camas, uma lavandaria, uma arrecadação de material operacional, balneários masculinos e femininos, um parque de viaturas com capacidade para duas dezenas de veículos, uma nova central de telecomunicações , uma oficina , gabinetes de comando, direção, graduados, uma arrecadação de fardamento, um gerador de 60kva, parada de honra e parada operacional e um depósito de água com capacidade de 240 m³.

A cerimónia terá início às 09h30, com o hastear da bandeira e atribuição de condecorações, seguindo-se a bênção de uma viatura florestal de combate a incêndios e inauguração das novas instalações.

Pelas 11h30 decorrerá, no Auditório Municipal, a sessão solene, que contará com a presença do presidente da Câmara Municipal, António Cardoso, e das várias entidades convidadas.

Pelas 15h00 realiza-se um desfile apeado e motorizado com dezenas de viaturas de bombeiros oriundas do distrito de braga. Este desfile irá passar em frente aos Paços do Concelho, na Praça Guilherme de Abreu.

A cerimónia de inauguração do novo quartel dos bombeiros encerra também as comemorações do 76º aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vieira do Minho.

Os Bombeiros de Vieira do Minho já estão no novo quartel desde 19 de dezembro, após terem vivido durante 20 anos num edifício que, segundo Albino Carneiro, presidente da direção, “tinha tudo de mau”.

“Era um gelo no inverno e um forno no verão, tinha fortes problemas de humidade, a instalação elétrica também deixava muito a desejar, o exterior denota sinais evidentes de degradação, as camaratas femininas foram improvisadas debaixo de umas escadas. Foi mal projetado e o que nasce torto jamais se endireita”, referiu.

Sublinhou que o novo quartel, além do conforto e da funcionalidade exigíveis nos tempos atuais, dispõe ainda de melhor localização.

“Estão reunidas as condições para um socorro mais eficaz e mais rápido”, disse ainda, admitindo ainda que as novas instalações poderão ajudar a inverter a tendência de diminuição de voluntários.

Resolvido o problema das instalações, a corporação tem agora como prioridade a renovação da frota automóvel.

Esta obra, construída de raiz, resulta de uma candidatura apresentada ao Eixo Prioritário III do POVT, no domínio da Prevenção, Gestão e Monitorização de Riscos Naturais e Tecnológicos (Prevenção e Gestão de Riscos localiza-se no lugar de Loureiro, freguesia de Eira Vedra).

Os Bombeiros Voluntários de Vieira do Minho cobrem uma área de 218,05 km² e prestam socorro a cerca de 13 mil habitantes.

Bombeiros de Vieira do Minho com 22 assalariados face à escassez de voluntários

Os Bombeiros de Vieira do Minho contam com 22 assalariados, a única forma encontrada para fazer face à escassez de voluntariado, revelou, esta sexta-feira, Albino Carneiro.

O presidente da direção sublinhou que aquela situação resulta, muitas vezes, num esforço “sobre-humano” para os assalariados, que acabam por cumprir “muito mais horas do que aquilo que seria desejável”.

“Temos de rever, com urgência, os horários dos trabalhadores assalariados”, afirmou.

Aquela corporação conta com 64 elementos, incluindo os 22 assalariados.

Restam, assim, 42 voluntários, mas muitos destes são emigrantes ou estudam fora, pelo que só prestam serviços ou nas férias ou aos fins de semana.

“Numa boa parte dos dias do ano, apenas podemos contar com uma dúzia de voluntários, se tanto”, disse Albino Carneiro.

logo Facebook Fique a par das Notícias de Vieira do Minho. Siga O MINHO no Facebook. Clique aqui

Populares