O agrupamento de escolas Vieira de Araújo, em Vieira do Minho, vai ter um Centro Tecnológico Especializado na área das Energias Renováveis, anunciou ontem o presidente da Câmara.
Segundo António Cardoso, “este projeto é financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e resulta de uma candidatura conjunta entre o Agrupamento de Escolas Vieira de Araújo, o Município de Vieira do Minho e a Comunidade Intermunicipal do Ave (CIM do Ave)”, num investimento total de 1 milhão e 200 mil euros.
O objetivo principal do Centro Tecnológico Especializado (CTE) é “criar um espaço de ponta, equipado com tecnologia avançada, para melhorar as qualificações dos alunos dos cursos profissionais”.
Para a autarquia, “este espaço permitirá que os estudantes desenvolvam projetos em diversas áreas de forma mais prática, profissional e tecnologicamente avançada. Além disso, o centro será um local inovador para a capacitação específica de docentes e promoverá uma ligação efetiva entre os formandos e o meio empresarial”.
Em comunicado, a Câmara de Vieira do Minho destaca que “as salas remodeladas serão equipadas para lecionar disciplinas técnicas, como laboratórios de sistemas operativos, hardware, redes e programação”.
“Estes laboratórios permitirão que os alunos realizem atividades práticas essenciais no seu processo de ensino e aprendizagem, aumentando a inovação tecnológica na sua formação”, conclui a nota de imprensa.