Vídeo. Crianças empolgam-se em evento com Rita Redshoes

A manhã desta terça-feira, 17 de outubro, foi de animação e orientação para alunos e alunas do Ensino Pré-escolar e 1.º Ciclo de Escolaridade, em Viana do Castelo.

A artista Rita Redshoes, em parceria com a empresa Betweien, apresentou o projeto pedagógico: “Rita e a Floresta dos Legumes”, no Teatro Sá de Miranda, em Viana do Castelo, com o objetivo de promover uma alimentação e estilos de vida saudáveis.

O projeto foi apresentado pela primeira vez na segunda-feira, em Braga, assinalando o Dia Mundial da Alimentação, para além de Viana do Castelo.

De acordo com Narciso Moreira, diretor de projetos da Betweien, a ideia do projeto surgiu após detetar a importância de abordar esse tema com as crianças.

“Detetamos que era um assunto que fazia sentido trabalhar com as crianças. Temos outros projetos com cantores e figuras públicas de diferentes temáticas. Neste caso abordamos a Rita Redshoes, que é uma artista de reputação nacional e fazia todo o sentido envolvê-la neste projeto”, explicou.

Segundo Narciso o projeto levou cinco meses até ficar pronto.

“Nós entramos em contato com ela, fizemos uma abordagem para tentar perceber o feedback. Como a nossa empresa já desenvolve outros projetos, fica mais fácil de os artistas aceitarem. Ela quis saber como seria estruturado, que tema pretendiam abordar e sensibilizar e fomos moldando com as ideias da Rita.  Então desde o primeiro contato o desenvolvimento das músicas, do projeto, do livro, das ilustrações até agora levou cerca de cinco meses”.

Com uma linguagem lúdica, a apresentação empolgou as crianças que assistiam atentas a história e reagiam a cada página do livro.

A cantora Rita Redshoes terminou a apresentação animada com a reação das crianças

“Eu gosto de públicos que tenham comunicação, sentir o feedback, e crianças são genuínas por natureza. Se está uma seca, dizem logo. Mas se gostam, são espontâneas. Isso é muito bom. Eu vinha com sono hoje de manhã e acordei logo com essa energia. E depois há uma linguagem que vai muito com a preocupação, sem preconceitos, é mais livre, nunca tinha escrito músicas com nomes de legumes, mas foi muito divertido”.

Sobre o projeto a cantora destaca a importância de tratar este tema com as crianças

“Os dados da obesidade infantil são preocupantes, e a alimentação é uma base da saúde. Se esses princípios forem enraizados desde pequenos, não precisarão pensar muito nisso e vão passar de geração em geração”, afirmou.

O projeto andará por todo país e os estabelecimentos de ensino e instituições educativas poderão recebê-lo em diferentes modelos de apresentação.

 

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados