Foi este domingo assinado contrato de comodato entre a União de Freguesias de Subportela, Deocriste e Portela Susã e a Fábrica da Igreja Paroquial de Subportela, para a requalificação da Casa do Caseiro, junto à igreja paroquial de Subportela, que será transformada numa casa mortuária.
Em comunicado, a Câmara de Viana do Castelo dá conta de uma visita à freguesia de Subportela que começou com a bênção de duas viaturas, cuja aquisição contou com o apoio da Câmara Municipal e que agora irão ficar ao serviço das associações locais.
Durante a visita, foi ainda assinado o protocolo de comodato que irá permitir a requalificação da Casa do Caseiro, situada junto à igreja paroquial, e que irá dar lugar à futura Casa Mortuária.
De acordo com Luís Nobre, quer a assinatura do contrato quer a aquisição das viaturas são “um bom exemplo do que se pode fazer quando se quebram os muros entre as freguesias para o bem da comunidade”.
O autarca salientou ainda que “cada vez mais os recursos são menores e que as ambições são grandes e, embora seja necessária ambição para avançar, também é bom relembrar que temos que contribuir para a sustentabilidade, que é também ela limitada”.
Por isso, para Luís Nobre, a refuncionalização do espaço existente de forma a ser colocado ao serviço da comunidade é um excelente exercício e deve ser um “desafio”, permitindo “consolidar o trabalho para encontrar as melhores soluções”.