A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai começar a promover, em breve, visitas guiadas para que vianenses e turistas possam conhecer a talha dourada existente nas igrejas e capelas da cidade. O roteiro “Talha – Percursos em Viana do Castelo” foi apresentado esta quarta-feira, dia 18 de abril, Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.
A divulgação do novo roteiro, que se junta ao Roteiro do Azulejo, foi feita na Igreja da Misericórdia, enquanto espaço com uma mostra muito significativa de talha dourada.
A sessão contou com a presença de Francisco Carneiro Fernandes, autor dos três percursos, que se apresentam como um novo produto disponível para os operadores turísticos, estando as brochuras já disponíveis.
A vereadora com o pelouro da cultura na Câmara Municipal, Maria José Guerreiro, elogiou a talha dourada enquanto trabalho artístico em madeira que enobrece imenso os altares dos templos e igrejas. O roteiro sugere três percursos para conhecer a talha dourada do centro histórico e da envolvente urbana de Viana, num horizonte temporal de meio milénio.
A vereadora indica que estas são propostas de deambulação para que o património seja mais conhecido, realçando que em 2018 se celebra o Ano Europeu do Património Cultural material e imaterial. Maria José Guerreiro garante que esta é uma proposta cultural relevante, mas também uma nova proposta turística para que os operadores turísticos possam organizar grupos e oferecer este novo serviço.
A talha dourada é um dos elementos principais e de destaque dos altares nas igrejas de Viana do Castelo. O roteiro apresenta-se como uma viagem pela história e pelo conhecimento, apontando percursos, igrejas e capelas a visitar, convidando vianenses e turistas a descobrirem preciosidades locais. O P1 é o percurso de Santa Maria Maior, concentrado no centro histórico vianense; o P2 abrange o centro histórico na zona de Monserrate; já o P3 indica a presença de talha dourada na envolvente urbana. No concelho, a talha apresenta-se na sua tríplice função ornamental, alegórica e pedagógica, formando retábulos de altar, caixas de órgão, púlpitos e cadeirais, sanefas, grades, molduras e outras obras esculpidas com primor.