Foi esta sábado inaugurado o novo Fórum Cultural das Neves, em Viana do Castelo, na presença de dezenas de personalidades ligadas à cultura local.
O espaço, que implicou um investimento municipal a rondar os 500 mil euros, é resultado de um antigo anseio das freguesias do Vale do Neiva e integra o que o autarca de Viana do Castelo, Luís Nobre, classificou como uma “estratégia do município de descentralização de equipamentos e de atividades culturais”.
O novo espaço, que vai servir as freguesias do Vale do Neiva, implicou a reconstrução integral de um edifício no centro do Largo das Neves, incluindo áreas expositivas para promover os valores identitários do Vale do Neiva, um espaço para formação, discussão e promoção de eventos culturais com uma sala/auditório e ainda uma biblioteca dedicada ao Vale do Neiva.
Segundo um comunicado enviado este sábado pela Câmara de Viana do Castelo, a autarquia está a “constituir uma nova entidade municipal para a promoção do Vale do Neiva nos domínios ambiental, etnográfico, cultural e científico da região”.
“Trata-se de um espaço que visa igualmente, manter a memória de personalidades que marcaram a região, nomes como Leandro Quintas Neves ou Amadeu Torres”, salienta a nota.
O autarca Luís Nobre, citado na mesma nota, mostrou-se “satisfeito pela dinâmica que levou à criação do espaço que agregará agora a riqueza cultural e a dinâmica deste território”, lembrando que “a política do município tem efetivamente sido no caminho de descentralizar os espaços culturais e proporcionar momentos culturais em todos os concelhos”.
“A Cultura é muito mais do que a identidade, o património é fundamental e a intervenção, requalificando para diversas espaços para fins que Garantam a herança, a cultura e o património do concelho”, vincou ainda o autarca, prometendo que “o Fórum Cultural das Neves será um espaço para todos”.