Viana: Padre Renato Oliveira tomou posse como pároco de São Romão de Neiva

No passado domingo
Foto: DR

O padre Renato Oliveira tomou posse como pároco de São Romão de Neiva, no passado domingo, em Viana do Castelo. A celebração decorreu na igreja paroquial e contou com a presença de vários sacerdotes, de diversas autoridades civis e de muitos fiéis. 

​A eucaristia começou com o rito da tomada de posse do novo pároco, diante do Vigário Geral da diocese, Monsenhor José Fernando Caldas, e do arcipreste de Viana do Castelo, padre Nuno Santos.

​Na sua homilia, o novo pároco disse que não trazia um programa detalhado de atividades, nem objetivos muito concretos, mas, sobretudo, a vontade de servir, procurando conjugar três verbos: estar, escutar e discernir. Explicitando, referiu ter a vontade de estar com todos, designadamente com aqueles que estão mais distantes da vida da comunidade paroquial. Acrescentou que queria ainda escutar todos, para discernir quais os caminhos a seguir nesta comunidade concreta.

​No final da celebração, o novo pároco agradeceu a presença de todos os presentes e evocou a memória de três pessoas que já faleceram: bispo Anacleto Oliveira, que foi bispo de Viana do Castelo; padre José Fernandes Moreno do Couto e padre José Luís Esteves do Couto, que foram párocos em São Romão de Neiva. 

​Seguiu-se um convívio no adro do mosteiro. 

​O novo pároco é, ainda, diretor do Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior, diretor-adjunto do Secretariado Diocesano de Liturgia. Além disso, encontra-se a elaborar a tese de doutoramento em Sagrada Liturgia. 

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x