A Romaria d’Agonia volta a servir de inspiração ao concurso que pretende distinguir as melhores decorações de montras em Viana do Castelo, cuja segunda edição vai decorrer até 22 de agosto.
“Destina-se a todos os estabelecimentos de comércio, restauração e serviços existentes na cidade de Viana do Castelo, que tenham montra”, explica o presidente da Associação Empresarial de Viana do Castelo (AEVC), Manuel Cunha Júnior, que em colaboração com a VianaFestas promove este concurso, “com o intuito de dinamizar o comércio tradicional”. “Tornando-o mais atrativo durante esta época, apelando ao consumo”, afirma.
Esta iniciativa decorre até 22 de agosto de 2023, com a decoração das montras com motivos alusivos à Romaria d’Agonia disponibilizadas nesse período, as quais serão avaliadas por um júri na manhã de 12 de agosto.
Para conhecimento dos consumidores e visitantes, permitindo uma “adequada divulgação” destas montras, será ainda elaborado um “Roteiro dos Participantes” entre o comércio tradicional.
“Queremos o concelho cada vez mais mobilizado nas festas e o comércio tradicional é, por si, também uma grande montra para quem nos visita. Nada melhor que juntar ambos nesta altura do ano”, refere o diretor executivo da VianaFestas, António Cruz.
O concurso vai atribuir prémios às três melhores montras, nomeadamente um valor monetário de 200 euros ao vencedor, avaliando entre as propostas critérios como o “enquadramento do tema”, a “originalidade e criatividade”, as cores, formas e materiais utilizados, bem como a “harmonia e estética” de todo o conjunto.
Os vencedores serão anunciados no dia 16 de agosto, às 18:30, no Posto de Informação da Romaria d’Agonia, na Praça da República.