Viana lança uma centena de propostas em programa Páscoa Doce

Cerca de uma centena de atividades religiosas, culturais, gastronómicas, desportivas, recreativas, para todas as faixas etárias, integram este ano o programa “Páscoa Doce”, promovido pela Câmara de Viana do Castelo, do próximo sábado e até 03 de abril.

O programa de animação “para dinamizar o concelho” foi apresentado esta quinta-feira em conferência de imprensa pela vereadora da Cultura, Maria José Guerreiro e está orçado em 60 mil euros.

A responsável destacou a iniciativa “Poesia a Copo”, os concertos, as peças de teatro, exposições, ‘workshops’, provas desportivas, eventos ligados à gastronomia e mostras e feiras de artesanato e de produtos locais.

As propostas passam ainda por visitas aos museus da cidade, conferências e tertúlias, espetáculos e eventos religiosos, como a tradicional visita às capelas e igrejas da cidade.

A noite das capelas acontece na quinta-feira santa, entre as 20h00 e as 24h00, estando abertas este ano 21 capelas e igrejas da cidade.

Manda também a tradição que a visita seja em número ímpar de templos, uma vez que os principais quadros religiosos alusivos à Páscoa também são compostos por números ímpares, como as três quedas de Cristo a caminho do Calvário e as cinco chagas.

Maria José Guerreiro realçou ainda o compasso pascal na Câmara Municipal, no dia 27 de março, as três queimas de Judas que vão decorrer nas freguesias de Monserrate, Neves, e Vila Nova de Anha e a Mesa dos Três Abades, tradição que se cumpre no dia 28 de março, no Largo das Neves, iniciativa das Juntas de Freguesia de Barroselas, Mujães e Vila de Punhe.

Os compassos pascais das três encontram-se na segunda-feira 28 de março, na Mesa dos Três Abades, situada no Largo das Neves, cumprindo uma tradição que remonta a tempos antigos.

O encontro das cruzes está marcado para as 13h00, sendo a ocasião tradicionalmente aproveitada para içar a bandeira da Festa das Neves, num lugar “sui generis”, já que tem um pedaço de cada uma daquelas três freguesias.

A Mesa dos Três Abades terá sido construída no início do século XVII, numa iniciativa dos párocos de Vila de Punhe, Mujães e Barroselas, para assinalar o fim das discórdias em relação aos limites das freguesias.

O fim-de-semana gastronómico, de 18 a 20 de março, dedicado aos pratos típicos do concelho, o bacalhau, a torta à Viana, acompanhado pelo vinho verde, serão este ano servidos por 38 restaurantes do concelho, sendo que os hotéis aderentes promovem uma campanha de 15% no alojamento.

No campo desportivo, a responsável destacou a realização, nos dias 19 e 20 de março, da Taça de Portugal de Maratonas de Canoagem.

logo Facebook Fique a par das Notícias de Viana do Castelo. Siga O MINHO no Facebook. Clique aqui

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x