Viana já inaugurou nova unidade de saúde de 3,4 milhões que serve 10.000 utentes

USF da Meadela
Foto: Joca Fotógrafos / O MINHO

O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, e o presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), João Porfírio Oliveira, inauguraram, esta segunda-feira, a Unidade de Saúde Familiar da Meadela.

O autarca vianense referiu, na recém-inaugurada USF da Meadela, que representou um investimento superior a 3,4 milhões de euros, que “a saúde é um imperativo, uma prioridade, porque ao garantirmos um sistema de saúde forte, garantimos um concelho próspero”.

A obra teve financiamento ao abrigo do Programa Operacional da Região Norte – Norte 2020 no valor de 2,2 milhões de euros, tendo a Câmara assumido a verba restante, que ascendeu a 1,2 milhões de euros, mais a cedência de terreno, o que eleva o apoio municipal para 1,5 milhões de euros. O Município garantiu o financiamento da componente nacional, coordenando também toda a empreitada de execução da nova Unidade de Cuidados de Saúde Primários que foi posteriormente entregue à ULSAM.

Em comunicado, a Câmara de Viana explica que o equipamento de saúde serve agora cerca de 10.000 utentes de várias freguesias, sendo que 80% destes pertencem à Meadela e à Areosa. A Unidade de Saúde Familiar da Meadela ocupa uma área aproximada de 4.000 metros quadrados e conta com 14 gabinetes de consulta médica, 10 gabinetes de enfermagem ou de consulta de enfermagem, 4 consultórios, uma sala de amamentação, uma sala de espera materno-infantil e fraldário, dois gabinetes multifunções, integrando ainda salas de tratamento, salas de espera, arquivo, salas de reuniões e de pessoal, casas-de-banho, vestiários e zonas de manutenção técnica.

Luís Nobre destacou o “acolhimento humanizado” que é promovido pela nova USF e defendeu que a Unidade Local de Saúde do Alto Minho “necessita de infraestruturas, de atualização dos equipamentos”.

Citado no comunicado, o autarca realçou ainda a “cooperação” existente entre o Município e a ULSAM, e a aposta da autarquia na Saúde, que tem permitido a dinamização de variados projetos, nomeadamente a Unidade Móvel de Saúde (que já serviu 12 mil utentes de 24 freguesias), o Programa Municipal de Apoio aos Cuidadores Informais (PMACI), Táxi Saúde, a alocação de viaturas e recursos humanos à área da saúde, o apoio financeiro à requalificação do bloco de partos do Hospital de Santa Luzia, entre outros.

Em breve, de acordo com Luís Nobre, será lançada a primeira pedra da construção da futura Unidade de Saúde de Alvarães, em parceria com a ULSAM, numa empreitada de 2,6 milhões de euros.

O presidente do Conselho de Administração da ULSAM afirmou que a inauguração da USF da Meadela foi “muito esperada” e que agora disponibiliza “excelentes condições aos profissionais de saúde e aos utentes”. João Porfírio Oliveira explicou que o edifício vai passar a receber as juntas médicas e que está também a ser analisada a possibilidade de ser integrada a saúde oral no novo espaço.

Antes, o presidente da Câmara e o presidente do Conselho de Administração da ULSAM visitaram a Unidade de Saúde Familiar da Foz do Lima, que entrou em funcionamento esta segunda-feira, passando a garantir médico de família a todos os utentes do Centro de Saúde de Darque.

A USF Foz do Lima funciona agora na sede do Centro de Saúde de Darque, mantendo-se em funcionamento, como até agora, os polos de Chafé, Castelo do Neiva, Geraz do Lima e Vila Franca. A UCSP de Darque continuará em funcionamento nas mesmas instalações e integrada no mesmo Centro de Saúde, de modo a continuar a prestar serviço assistencial à população no âmbito dos cuidados de saúde primários.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x