Alto Minho
Viana investe mais de 200 mil euros em posto de turismo náutico
em
A Câmara de Viana do Castelo vai investir mais de 200 mil euros num posto de turismo náutico a abrir portas em 2016, na praia do Cabedelo, muito procurada pelos amantes dos desportos aquáticos pelas condições que oferece.
O presidente da Câmara Municipal, José Maria Costa adiantou que o concurso público será lançado no final deste ano, estimando que o equipamento esteja pronto a funcionar na próxima época balnear.
Aquela estrutura será concessionada, através “de um protocolo a estabelecer com uma empresa que reúna condições de dar garantias de um bom serviço”.
O futuro posto de turismo náutico terá “uma área de acolhimento e informação turística, de aluguer e aparcamento de pranchas de surf, windsurf e kitesurf, sanitários e balneários”.
Segundo o autarca socialista, aquela infraestrutura “vai responder às necessidades sentidas por parte dos clubes e associações que promovem o turismo náutico, atendendo ao facto de que há muitos desportistas do norte e centro da Europa, e da Galiza, que frequentam, periodicamente, aquela praia para a prática daquelas modalidades”.
“Quem viver em Londres, ou no Porto, e quiser, no fim de semana, dar uma escapadela a Viana do Castelo escusa de trazer a prancha no avião, ou no carro, porque tem aqui o seu cacifo. Pega na prancha vai fazer o seu desporto e quando acabar volta a guarda o equipamento, toma banho e vai embora”, explicou José Maria Costa.
O projeto surge na sequência da intervenção de requalificação que a sociedade Polis Litoral Norte está a realizar no Cabedelo. A intervenção, que começou em maio e tem conclusão prevista para final do mês de julho, representa um investimento superior a 1,5 milhões de euros.
Segundo José Maria Costa, o novo equipamento “permitirá um melhor acolhimento dos turistas que terão ao dispor informação dos desportos náuticos existentes no concelho, e na região, bem como possibilitando o aluguer de equipamentos numa praia “com ótimas condições para a prática desportiva”.
Com a instalação daquele equipamento, explicou, “serão também melhoradas as condições de apoio aos veraneantes que frequentam a praia”.
Na praia do Cabedelo está instalado desde 2013 um Centro de Alto Rendimento de Surf que resultou de uma candidatura conjunta entre a Câmara local e o Instituto do Desporto de Portugal.
A estrutura que custou cerca de um milhão de euros serve de apoio e formação aos desportos náuticos como o surf, bodyboard, windsurf e kitesurf, precisamente uma área definida como “potencial” ” para o desenvolvimento do concelho.
Também em 2013 entraram em funcionamento três centros desportivos ligados à náutica de recreio, nomeadamente à vela, canoagem e remo, num investimento de 5,1 milhões de euros, todos integrados no “Centro de Mar” instalado a bordo do antigo navio hospital Gil Eannes, há 17 anos a funcionar como museu.
Leia Também
-
Politécnico de Viana está a recrutar docentes
-
Seleção de basquetebol prepara apuramento para o Mundial com estágio em Viana
-
Sala do Ouro do Museu do Traje de Viana do Castelo distinguida a nível nacional
-
Garrafa em forma de orca feita no Politécnico de Viana ganha mais um prémio internacional
-
Politécnico de Viana integra Observatório Regional de Turismo Sustentável
-
Aproveite bem este fim de semana de sol e calor porque a chuva regressa na segunda-feira
EM FOCO
Politécnico de Viana está a recrutar docentes
Oportunidade
Braga recebe próxima edição da EuroRegião Talks
Este mês
Hot Deals da Cardan Braga têm oportunidades em Usados e Seminovos
A super-exposição vai estar disponível até 29 de maio
Populares
-
FutebolHá 1 dia
‘Craque’ de Cerveira assina contrato remunerado com o FC Porto
-
CávadoHá 2 dias
Quer comprar casa (ou terreno) em Esposende? Câmara vai vender algumas
-
Alto MinhoHá 1 dia
Ponte da Barca: Amazon lança série sobre a volta ao mundo de Fernão de Magalhães
-
CávadoHá 2 dias
Duas mulheres de Aveiro feridas após despiste numa ponte em Barcelos