Seguir o O MINHO

Alto Minho

Viana investe mais de 200 mil euros em posto de turismo náutico

em

A Câmara de Viana do Castelo vai investir mais de 200 mil euros num posto de turismo náutico a abrir portas em 2016, na praia do Cabedelo, muito procurada pelos amantes dos desportos aquáticos pelas condições que oferece.

O presidente da Câmara Municipal, José Maria Costa adiantou que o concurso público será lançado no final deste ano, estimando que o equipamento esteja pronto a funcionar na próxima época balnear.

Aquela estrutura será concessionada, através “de um protocolo a estabelecer com uma empresa que reúna condições de dar garantias de um bom serviço”.

O futuro posto de turismo náutico terá “uma área de acolhimento e informação turística, de aluguer e aparcamento de pranchas de surf, windsurf e kitesurf, sanitários e balneários”.

Segundo o autarca socialista, aquela infraestrutura “vai responder às necessidades sentidas por parte dos clubes e associações que promovem o turismo náutico, atendendo ao facto de que há muitos desportistas do norte e centro da Europa, e da Galiza, que frequentam, periodicamente, aquela praia para a prática daquelas modalidades”.

“Quem viver em Londres, ou no Porto, e quiser, no fim de semana, dar uma escapadela a Viana do Castelo escusa de trazer a prancha no avião, ou no carro, porque tem aqui o seu cacifo. Pega na prancha vai fazer o seu desporto e quando acabar volta a guarda o equipamento, toma banho e vai embora”, explicou José Maria Costa.

O projeto surge na sequência da intervenção de requalificação que a sociedade Polis Litoral Norte está a realizar no Cabedelo. A intervenção, que começou em maio e tem conclusão prevista para final do mês de julho, representa um investimento superior a 1,5 milhões de euros.

Segundo José Maria Costa, o novo equipamento “permitirá um melhor acolhimento dos turistas que terão ao dispor informação dos desportos náuticos existentes no concelho, e na região, bem como possibilitando o aluguer de equipamentos numa praia “com ótimas condições para a prática desportiva”.

Com a instalação daquele equipamento, explicou, “serão também melhoradas as condições de apoio aos veraneantes que frequentam a praia”.

Na praia do Cabedelo está instalado desde 2013 um Centro de Alto Rendimento de Surf que resultou de uma candidatura conjunta entre a Câmara local e o Instituto do Desporto de Portugal.

A estrutura que custou cerca de um milhão de euros serve de apoio e formação aos desportos náuticos como o surf, bodyboard, windsurf e kitesurf, precisamente uma área definida como “potencial” ” para o desenvolvimento do concelho.

Também em 2013 entraram em funcionamento três centros desportivos ligados à náutica de recreio, nomeadamente à vela, canoagem e remo, num investimento de 5,1 milhões de euros, todos integrados no “Centro de Mar” instalado a bordo do antigo navio hospital Gil Eannes, há 17 anos a funcionar como museu.

Populares