Seguir o O MINHO

Alto Minho

Viana investe 400 mil euros para se afirmar como capital do desporto

em

A Câmara de Viana do Castelo vai investir, este ano, 400 mil euros em 50 eventos e provas desportivas de âmbito regional, nacional e internacional “para se afirmar como capital do desporto”.


“Desses 400 mil euros, cerca de 180 mil euros são só vocacionados para os desportos náuticos. Cerca de metade do que investimos em organização de eventos desportivos é no que consideramos ser uma aposta séria, que é a aposta na área da náutica”, afirmou o vereador do Desporto da Câmara de Viana do Castelo, Vítor Lemos.

O responsável, que falava em conferência de imprensa para apresentação do calendário desportivo para 2016 em Viana do Castelo, adiantou que o objetivo da autarquia “é criar um movimento desportivo que motive cada vez mais os jovens para a prática desportiva”.

Das 50 provas e eventos desportivos que constam do calendário, sendo que sete já se realizaram, estão previstas nove provas nacionais, e 42 de âmbito nacional e regional.

Vítor Lemos destacou a edição 2016 do Rali de Portugal, a Volta a Portugal em bicicleta, com partida em Viana do Castelo a 29 de julho, o Grande Prémio JN em ciclismo, diversos ‘trails’, “eventos que trazem muita gente fora do concelho e da vizinha Galiza”, provas de BTT, vela, ‘bodyboard’, voleibol, dança, esgrima, atletismo, ginástica.

“Ao longo de todos os meses temos atividade desportiva, organizada pela Câmara, em colaboração com diversas coletividades e empresas do concelho”, disse, sublinhando que a aposta no desporto integra-se “na estratégia de dinamização turística do concelho”.

logo Facebook Fique a par das Notícias de Viana do Castelo. Siga O MINHO no Facebook. Clique aqui

Anúncio

Alto Minho

Falso alerta para incêndio urbano mobiliza bombeiros em Ponte da Barca

em

Foto: Bombeiros de Ponte da Barca / Arquivo

Os Bombeiros de Ponte da Barca foram acionados, por volta das 13:00 desta segunda-feira, para um incêndio urbano, mas quando chegaram ao local não havia nada. Tratou-se de um falso alerta.

“O pedido de socorro foi através do 112. O CDOS acionou-nos para a freguesia de Touvedo Salvador, no lugar do Castelo, para um incêndio urbano e quando lá chegámos lá não havia nada”, conta a O MINHO o comandante da corporação, José Freitas, notando que se tratou de um falso alerta “intencional” e que a situação causa um transtorno “muito grande”.

“O pessoal a vir a toque de sirene para um incêndio urbano vêm nos seus carros, correm riscos; mesmo a deslocar-se para a ocorrência, o pessoal está a correr riscos; e podendo acontecer na mesma altura uma ocorrência mesmo verdadeira e sujeitos a não termos a mesma capacidade de resposta”, lamenta José Freitas.

“Por acaso não aconteceu nada em simultâneo, mas podia ter acontecido”, reforça, acrescentando que este tipo de situações acontece “às vezes, infelizmente”.

Continuar a ler

Viana do Castelo

Motociclista morre após cair de ponte em Viana

Acidente

em

Foto: DR

Um motociclista morreu depois de entrar em despiste numa ponte da EN 202, em Viana do Castelo, caindo para o quintal de uma casa.

Ao que apurou O MINHO, o homem, com cerca de 30 anos, entrou em despiste com uma mota de alta cilindrada em cima da Ponte de Portuzelo, na freguesia de Meadela, acabando por cair de vários metros no quintal de uma habitação.

Para o local foram acionados os Bombeiros Sapadores de Viana, de forma a efetuar o resgate da vítima, mas constataram que a mesma não resistiu aos ferimentos do acidente.

O óbito foi declarado no local pela equipa médica da VMER de Viana. Também a Ambulância de Emergência Médica esteve no teatro de operações.

O corpo da vítima foi transportado para o gabinete médico-legal de Viana do Castelo.

A PSP registou a ocorrência.

Continuar a ler

Alto Minho

Carro cai em ribanceira e faz um ferido em Arcos de Valdevez

Acidente

em

Foto: Facebook de Bombeiros de Arcos de Valdevez

Um jovem de 23 anos sofreu ferimentos na sequência de um despiste seguida de queda em ribanceira, ao início da noite deste domingo, em Arcos de Valdevez.

O sinistro ocorreu na EN 202, no lugar de Casal Diogo, freguesia de Souto, mobilizando os Bombeiros de Arcos de Valdevez com nove operacionais e duas viaturas.

Foto: Facebook de Bombeiros de Arcos de Valdevez

Apesar do aparato da queda, a vítima sofreu ferimentos ligeiros e foi transportada para o Hospital de Santa Luzia, em Viana.

A GNR registou a ocorrência.

Continuar a ler

Populares