Foi esta tarde atingido o número limite de 900 inscrições para o Desfile da Mordomia, inserido na Romaria d’Agonia, em Viana do Castelo.
O anúncio foi feito pela Viana Festas através das redes sociais, dando conta que “por esse motivo as inscrições estão encerradas”.
As festas em honra da Nossa Senhora da Agonia decorrem em Viana do Castelo entre 14 e 22 de agosto.

Com um forte simbolismo, humanizando o sentimento no vermelho marcante do traje à vianesa, o cartaz da Romaria d’Agonia 2024, que se realiza entre os dias 14 e 22 de agosto em Viana do Castelo, foi na passada semana apresentado pela primeira vez num espaço ao ar livre e aberto ao público em geral.
O cartaz destaca a figura da Mordoma como elemento central, as mãos que simbolizam atenção meticulosa na preparação de cada peça do traje à vianesa que reflete o sentimento de pertença e união das famílias, transmitido de geração em geração. A Mordoma, no cartaz, expressa a felicidade e o orgulho de ser vianense, homenageando a Nossa Senhora da Agonia, cuja imagem é representada na medalha que traz ao peito.









Os detalhes visuais e simbólicos do cartaz foram cuidadosamente escolhidos para representar a festa. A utilização do sal nos tapetes que adornam as ruas de Viana do Castelo é uma das referências destacadas, simbolizando o trabalho árduo e as vivências das gentes ribeirinhas. Além disso, a tipografia evocativa dos nomes dos barcos que participam na Procissão ao Mar é subtilmente incorporada, reforçando a ligação marítima da Romaria.
O cartaz deste ano é da autoria da Blisq, empresa de comunicação da cidade que o elaborou por convite e foi escolhido entre três propostas.
Gabriela Morais Sampaio: O Rosto da Romaria
Gabriela Morais Sampaio, de 26 anos, é a Mordoma escolhida para o cartaz deste ano. Residente em Vila Nova de Anha e gerontóloga de profissão, Gabriela expressa o significado profundo da Romaria d’Agonia, descrevendo-a como a identidade do povo vianense, um legado que honra os antepassados e uma manifestação de fé e devoção. Para Gabriela, ser a Mordoma do cartaz é uma enorme responsabilidade e um grande orgulho, representando todas as mulheres vianenses.

A Mordoma do cartaz foi selecionada, no passado mês de maio, numa cerimónia que juntou 20 candidatas, que antecedeu a conceção do cartaz a que a mordoma dá o rosto. O júri decidiu por unanimidade e Gabriela concretiza o sonho de representar as mulheres de Viana do Castelo.
“Prometo que vou tentar transmitir todo o amor, toda a alegria, fé e devoção, que se vive e sente na Romaria de Nossa Senhora d’Agonia”, afirmou a jovem, que se apresentará na romaria com o seu traje à vianesa, vermelho de Carreço, e com ouro da família ao peito.
Gabriela enverga o traje de lavradeira vermelho, característico da freguesia de Carreço, uma indumentária que data dos finais dos anos 30 e início dos anos 40.
“Este traje foi sendo adquirido aos poucos, e é constituído por peças antigas graças a recolhas feitas. Nesta freguesia, este traje era usado exclusivamente em ocasiões e eventos especiais. A particularidade deste traje está na simplicidade da barra preta da saia sem qualquer bordado, do colete apenas ornamentado com missangas no veludo e do lenço do peito trespassado à frente, ficando traçado a rematar o decote tão característico de Carreço e Afife. Por este decote, as raparigas destas freguesias eram intituladas de ‘descamisadas'”, explicou a mordoma.
Este traje, simples mas significativo, é complementado pelo ouro que carrega ao peito, peças com histórias familiares que passam de geração em geração. Destaca-se um cordão com uma medalha centenária, “que é passado sempre para a primeira neta”. Uma herança especial na sua família.
Vídeo Promocional e Programa da Romaria 2024
O vídeo promocional deste ano, intitulado “As mãos da Romaria d’Agonia”, celebra as mãos que fazem e vivem a Romaria. Desde a preparação dos trajes, tapetes, ornamentações, danças, até à organização dos eventos, o vídeo enfatiza a importância dos gestos e movimentos das mãos que dão vida à tradição.

O filme conta com a participação de dezenas de pessoas de Viana do Castelo que voluntariamente aceitaram participar e representar as mãos da Romaria.
O projeto de comunicação “Somos Todos Romaria” continuará a promover a Romaria em vários formatos online para chegar ainda mais longe e levar um cheirinho das festas aos quatro cantos do mundo, através das transmissões online nas suas redes sociais.
Programa da Romaria d’Agonia 2014
Romaria da Senhora d’Agonia realiza-se de 14 a 22 de agosto, tendo como novidades do programa, a realização do tradicional Desfile da Mordomia, que em 2023 juntou mais de 900 mulheres pelas ruas de Viana do Castelo, no dia 15 de agosto, feriado.
Este é um dos quadros mais procurados, na participação e no público para assistir. “Nos últimos dois anos realizamos um inquérito presencial e online ao público da Romaria e os dados indicam que o Desfile da Mordomia é o quadro mais procurado pelas pessoas, seguidos e a Procissão ao Mar e o Cortejo Etnográfico.

Este ano o calendário alinhou-se, mantemos a tradição do Desfile da Mordomia na quinta-feira que calha no feriado. Esta feliz coincidência vai possibilitar às pessoas de outros locais poderem vir assistir, e aos próprios vianenses”, realça Manuel Vitorino, presidente da VianaFestas, entidade promotora das festas da cidade e vereador da Cultura na Câmara de Viana do Castelo.
No programa apresentado na BTL pela VianaFestas, destaque ainda para o facto de pelo segundo ano consecutivo a Romaria d’Agonia manter nove dias de festa, acrescentando novos quadros. “Arriscamos em 2023 com nove dias de festa pela primeira vez, devido à cada vez maior afluência de pessoas à cidade e percebemos que foi uma aposta ganha. Desta forma podemos dedicar mais atenção aos quadros principais evitando dias de concentração de vários eventos e até de sobreposição e permite a quem nos visita poder também usufruir de outras maravilhas que Viana do Castelo tem”, explica Manuel Vitorino.
O programa já está disponível no site oficial em www.festasdagonia.com Uma das novidades é a Romaria dos Pequeninos que promove durante o dia 19, no Jardim da marina, a realização de vários ateliers temáticos que colocarão os mais pequenos em contacto com as tradições e a etnografia.

O arranque da festa em 2024 será dado a 09 de agosto, antecipado este ano para sexta-feira, pelas 16:00, com a abertura da XXII edição da Exposição/Feira de Artesanato da Romaria d’Agonia e inauguração da exposição de rua “Mãos da Romaria d’Agonia”.
O programa oficial de nove dias começa a 14 de agosto, quarta-feira, com a primeira alvorada da Romaria d’Agonia e o Concerto da Banda do Exército na Praça da Liberdade e a Festa do Traje, pelas 22:00 no Centro Cultural. No dia 15 de agosto, feriado nacional católico, da Assunção de Nossa Senhora, realiza-se a primeira revista de gigantones e cabeçudos, às 12:00, e às 21:30 realiza-se a trasladação das imagens do Senhor dos Aflitos e de Nossa Senhora da Assunção.
O dia 16 de agosto, sexta-feira, o destaque vai para o Desfile da Mordomia pelas ruas de Viana do Castelo, com saída prevista as 16:00 do Palácio dos Cunhas, à noite para o primeiro desfile de grupos de bombos e cabeçudos, e para a sessão de fogo preso às 00:00 no Jardim da Marina.
O dia 17 de agosto, sábado, é marcado por um dos momentos emblemáticos da Romaria, o Cortejo Histórico-Etnográfico, com saída às 16:00 e ao anoitecer o desfile de grupos de bombos e cabeçudos na Avenida dos Combatentes às 21:30, seguindo-se às 00:00 o “Fogo do Meio”, no Campo d’Agonia.

No domingo, dia 18 de agosto, da parte da tarde, realiza-se a tradicional Procissão Solene com saída do Santuário de Nossa Senhora d’Agonia, pelas 16:00, enquanto às 21:00 arranque o Desfile “Vamos para o Festival”, seguido do Festival Folclórico no Palco da Praça da Liberdade e à meia-noite a tradicional “Serenata” no rio Lima.
No dia 19 de agosto, pelas 10:30, no Jardim da Marina, a festa é dedicada aos mais pequenos e às famílias: “A Romaria dos pequeninos”. Às 23:00, as ruas da Ribeira preparam-se para a noite mais longa da Romaria d’Agonia com a confeção dos “Tapetes Floridos”.
No dia da padroeira da Romaria, 20 de agosto, feriado municipal, a manhã é dedicada à visita às ruas da Ribeira para admirar os “Tapetes Floridos”, cuidadosamente preparados durante toda a noite e que serão percorridos à tarde no regresso dos andores a terra após a Procissão ao Mar.
Às 17:00 acontece o “Sun Set” da Romaria no Anfiteatro da Marina e às 22:00 sobe ao palco no Campo da Senhora d’Agonia o espetáculo musical com “Augusto Canário e Amigos” e a noite termina com novo fogo-de-artifício. A extensão do programa oficial prevê ainda mais atividades no dia 21 e 22 de agosto, com a realização do Peddy Paper e o Sarau dos Corais Polifónicos na Igreja da Misericórdia, as provas desportivas no Jardim e o encerramento oficial da XXII “Exposição/Feira de Artesanato da Romaria d’Agonia” com um espetáculo musical a anunciar.
A Romaria d’Agonia continua a ser a maior celebração religiosa de Portugal, atraindo mais de um milhão de visitantes a Viana do Castelo. A edição de 2024 promete ser um evento inesquecível, mantendo viva a tradição e o espírito comunitário que caracterizam esta festa centenária.