Seguir o O MINHO

Alto Minho

“Viana foi a melhor prova do Mundial de Bodyboard de 2016”

em

O sul-africano Iain Campbell e o júnior brasileiro Matheus Bastos foram os grandes vencedores do Viana World Bodyboard Championship, que terminou domingo na Praia da Arda, em Viana do Castelo.


De acordo com o Município de Viana do Castelo reste Tour superou todas as expetativas em termos de ondulação, tempo e de organização,  “sendo considerada pelo Chefe Executivo da Association of Professional Bodyboarders (APB), Alex Leon, como “a melhor prova do Mundial deste ano”.

Iain Campbell venceu o francês Amaury Lavernhe, na final da categoria Homens, ficando, agora, numa excelente posição para disputar o título mundial, quando faltam apenas as etapas da Nazaré e das Canárias.

praia-da-arda-vencedor-iain-campbell

A estreia em Viana do Castelo para Iain Campbell não podia ter sido melhor. “Eu nunca tinha cá estado e encontrei boas ondas, que foram desafiadores e contribuíram muito para o espetáculo, que pôde ser apreciado por milhares de pessoas. A organização fez um grande esforço para proporcionar as melhores condições aos atletas e conseguiu ótimos resultados. Aqui destaco a excelente área dos competidores, onde passei muito tempo”, refere.

Para o ano, se houver prova em Viana, este sul-africano promete regressar para defender o título.

Mike Stewart, tal como era esperado, com o seu regresso espalhou magia pela praia e por Viana do Castelo, conquistando, com toda a facilidade, o carinho do público. Nos quatro mundiais, organizados pelo SCV, este atleta havaiano disputou todas as finais, tendo, agora, ficado na 4ª posição.

“Esta foi uma das provas melhor organizadas e com as melhores ondas do Circuito. Tanto o SCV como o Município estão de parabéns pelo apoio que têm dado ao bodyboard”, referiu Mike Stewart, que, além de feliz pelo seu regresso a um local no qual se sente “em casa”, ficou sensibilizado e honrado pela homenagem que o SCV lhe fez, distinguindo-o como sócio honorário do clube, com o número 500. “Levo Viana no coração e espero regressar em breve”, acrescentou.

praia-da-arda-vencedor-em-viana-iain-campbell

O brasileiro Matheus Bastos foi o grande vencedor no Pro Junior World Tour, derrotando na final o seu conterrâneo Sócrates Santana, Campeão Mundial 2015.

Grande destaque também para Pedro Machado, Wildcard do SCV, que com um 4.º lugar, foi o único atleta português a subir ao pódio.

Segundo Diogo Marques, juiz vianense da APB, o balanço que se pode fazer desta prova é “excelente”, tanto pelo feedback obtido junto dos atletas como do staff da APB.

“Os resultados foram fruto de um mar bastante competitivo e de performances excelentes. Tendo mesmo as ondas excedido as expetativas da maioria dos competidores que não conheciam Viana, pois não tinham cá estado pelo último Mundial em 2009. Em termos de organização, o balanço também é excelente e os melhores do mundo aproveitaram ainda a cerimónia de entrega de prémios para elogiar o cuidado que o SCV teve para proporcionar-lhes as melhores condições. Por isso, considero estarmos aptos para receber as melhores provas do planeta”, acrescentou.

praia-da-arda-ondas

Também Alex Leon, CEO da APB afirmou que “esta foi a melhor prova do Mundial deste ano. Ondulação excelente, tempo excelente e organização inexcedível”,

No entender de Vítor Lemos, Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Viana do Castelo, do ponto de vista do Município, o balanço é extremamente positivo. “Por parte dos atletas tivemos uma grande adesão e estes referiram, por várias vezes, a excelente localização de Viana, as suas excelentes praias e infraestruturas ao serviço da modalidade, bem como a excelente organização, a que o SCV já nos habituou. Por isso, já estamos a trabalhar no sentido desta prova estar cá para o ano, pois insere-se na nossa política de desenvolvimento, na nossa estratégia de economia do mar”.

praia-da-arda-espetadores-mundial-bodyboard

O SCV, em articulação com o Município, levou até à Praia da Arda, durante esta competição, cerca de 200 alunos oriundos de escolas da região (EB2,3/S de Lanheses, turmas 9º A, B, C e D e EB2,3 Dr. Pedro Barbosa, turmas 9º C e D e 7ºA) e ainda uma equipa da APPACDM, dando-lhes motivação extra a todos para o bodyboard ao possibilitar-lhes a proximidade com os melhores do mundo bem como assistirem às suas exibições.

O Centro de Alto Rendimento de Surf de Viana do Castelo (CAR) funcionou como base logística deste Campeonato, tendo acolhido muito do staff técnico e vários atletas, entre eles três campeões mundiais (o francês Pierre-Louis Costes, o havaiano Dave Hubbard e o sul-africano Jared Houston, campeão mundial de 2015).

Ficaram fascinados com as valências das quais puderam usufruir no CAR e da sua localização, bem como do conhecimento que obtiveram sobre o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido nesta infraestrutura em prol do desenvolvimento do bodyboard e do surf”, escreve o município.

João Zamith, presidente da direção do SCV, acredita que esta sexta etapa da APB Worl Tour vai reposicionar, em alta, o clube e a cidade no panorama mundial do bodyboard. Aproveita para felicitar os vencedores da prova, reconhecer o profissionalismo da equipa do SCV de cerca de 40 voluntários e agradece o apoio e a confiança da Câmara Municipal de Viana do Castelo, da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal e da APB.

O Viana World Bodyboard Championship contou com o financiamento do Programa Operacional Regional do Norte 2014/2020 (NORTE 2020).

O Município de Viana do Castelo já está a encetar esforços para este Campeonato regressar no próximo ano”, destaca a câmara na nota enviada a O MINHO.

 

logo Facebook Fique a par das Notícias de Viana do Castelo. Siga O MINHO no Facebook. Clique aqui

Anúncio

Viana do Castelo

Três feridos após colisão em Viana do Castelo

EN 203

em

Foto: Pedro Nuno Carvalho

Uma colisão entre duas viaturas provocou três feridos, ao final da manhã deste sábado, em Geraz do Lima, concelho de Viana do Castelo, disse a O MINHO o CDOS.

A colisão, originada por motivos ainda não apurados, ocorreu na Estrada Nacional 203, entre as fronteiras de Viana e Ponte de Lima.

No local estiveram os Bombeiros Sapadores de Viana, os Voluntários de Viana e a Cruz Vermelha de Neiva.

As vítimas foram transportadas para o Hospital de Santa Luzia, em Viana, com ferimentos considerados ligeiros.

A GNR registou a ocorrência.

Continuar a ler

Alto Minho

Todos os 62 elementos dos Bombeiros de Arcos de Valdevez testaram negativo

Covid-19

em

Foto: O MINHO (Arquivo)

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Arcos de Valdevez decidiu realizar testes de despiste à covid-19 a toda a corporação, direção e restantes funcionários, com os resultados a serem hoje conhecidos.

De acordo com uma publicação efetuada nas redes sociais, todos os 62 elementos testados obtiveram teste negativo ao novo coronavírus.

No total foram testados 48 bombeiros, dez diretores e quatro funcionários, disse fonte da corporação a O MINHO. De salientar que todos os testes foram pagos pela própria associação humanitária.

“Vivemos uma época de extrema fragilidade e, nesse sentido, fruto do exercício das nossas responsabilidades perante a a comunidade, sobretudo ao nível de emergência médica e transporte de doentes não urgentes, decidiu a nossa instituição proceder à realização de testes de despistagem à covid-19”, pode ler-se na nota publicada no Facebook da corporação.

“Felizmente, todos os testes realizados apresentaram resultado negativo”, finaliza a mesma nota da corporação fundada em 1889.

Continuar a ler

Alto Minho

Centro de dia encerrado em Caminha após 4 funcionárias testarem positivo

Covid-19

em

Vilarelho. Foto: CM Caminha

O centro de dia de Vilarelho, no concelho de Caminha, foi encerrado após quatro funcionárias terem testado positivo à covid-19, tendo sido hoje desencadeado o rastreio da doença aos 20 utentes da instituição, disse à Lusa a diretora.

Segundo Débora Silva, as quatro funcionárias viram confirmada a infeção por SARS-CoV-2, que provoca a doença covid-19, na segunda-feira, encontrando-se desde então em casa.

No total, a instituição tem 18 funcionárias, sendo que três trabalham no centro de dia, e 15 prestam apoio domiciliário, como é o caso das quatro infetadas, motivo pelo qual as autoridades de saúde determinaram o rastreio aos 45 utentes daquele serviço.

A instituição diz que o serviço vai continuar a ser assegurado pelas 11 trabalhadoras que não contraíram a doença.

Segundo a diretora técnica da instituição, além dos 20 utentes do centro de dia hoje testados, a instituição aguarda o agendamento do rastreio aos 45 utentes do serviço domiciliário, decidido pelas autoridades de saúde.

Débora Silva adiantou que “o centro de dia, encerrado desde quarta-feira, só reabrirá quando a autoridade de saúde considerar estarem reunidas toda as condições, o que dependerá dos resultados dos testes efetuados e que deverão ser conhecidos dentro de 48 horas”.

Portugal contabiliza pelo menos 3.250 mortos associados à covid-19 em 204.664 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

O país está em estado de emergência desde 09 de novembro e até 23 de novembro, período durante o qual há recolher obrigatório nos concelhos de risco de contágio mais elevado e municípios vizinhos. A medida abrange 114 concelhos, número que passa a 191 a partir de segunda-feira.

Durante a semana, o recolher obrigatório tem de ser respeitado entre as 23:00 e as 05:00, enquanto nos fins de semana a circulação está limitada entre as 13:00 de sábado e as 05:00 de domingo e entre as 13:00 de domingo e as 05:00 de segunda-feira.

Continuar a ler

Populares