Viana: Equipas da IP explicam utilização de portagem eletrónica na A28

Equipas da Infraestruturas de Portugal (IP) vão estar junto à área de serviço de Viana do Castelo, na autoestrada 28 (A28), para explicar aos turistas e a carros com matrícula estrangeira como se utiliza o sistema Easytoll para realizar pagamentos sem ser necessário interação com os portageiros.

A iniciativa, que decorre também em outras três autoestradas do país – A22 (junto à fronteira de Castro Marim), A24 (junto da fronteira de Chaves) e A25 (adjacente à área de serviço de Alto Leomil), entra em vigor em 15 de julho e durará até 27 de agosto.

Estas equipas estarão em Viana do Castelo sextas, sábados e domingos, nos pontos de adesão do sistema Easytoll, embora a procura não tenha sido muito, segundo adianta a IP no comunicado hoje enviado a O MINHO.  Nas outras três autoestradas o apoio será dado diariamente e já se encontra em vigor.

Para a IP, prevê-se “uma crescente afluência de turistas por altura do verão”, pelo que “este apoio ao cliente nas quatro praças Easytoll pretende informar, esclarecer dúvidas e auxiliar os condutores de veículos com matrícula estrangeira no processo de adesão ao sistema de pagamento de portagens eletrónicas”.

“Para além do acompanhamento dado aos clientes na adesão, estas equipas procuram também garantir as melhores condições de circulação nas praças nos períodos em que o tráfego se intensifica”, considera a entidade.

Segundo a IP, no verão de 2022, foram registadas cerca de 166 mil adesões ao Easytoll (que pode ser feita online), “evitando assim paragens durante a viagem”.

Criado em 2012, o sistema de pagamento de portagens electrónicas Easytoll destina-se a facilitar o processo de adesão ao pagamento, destinando-se exclusivamente aos veículos de matrícula estrangeira que circulam nas autoestradas portuguesas.

Permite associar um cartão bancário à matrícula da viatura, podendo circular durante um período de 30 dias em qualquer autoestrada com este sistema.

Representou um investimento de 1,8 milhões na construção de quatro praças, incluíndo a de Viana do Castelo, que inicialmente estava localizada na Estrada Nacional 13, em Cerveira.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados