Viana e Esposende avançam para a valorização do rio Neiva

Aberto concurso público

A abertura de concurso público para a limpeza e reabilitação do rio Neiva, nos concelhos de Viana do Castelo e Esposende, com valor base superior a 552 mil euros, foi hoje publicada em Diário da República.

De acordo com o documento, o contrato visa “a estabilização e valorização das margens do rio Neiva com a execução de trabalhos de corte, limpeza e conservação da vegetação e contenção de exóticas/invasoras; plantação e estacaria de espécies autóctones; proteção e consolidação das margens, com aplicação de soluções técnicas de engenharia natural; medidas de valorização de habitats; beneficiação de caminhos existentes e sistema de drenagem associados”, com um prazo de 180 dias.

Como O MINHO noticiou, em abril de 2021, os municípios de Viana do Castelo e Esposende assinaram um protocolo de parceria para a “Limpeza e Valorização do Rio Neiva”, por considerarem que o rio é “um ativo da maior relevância”.

No protocolo, assinado pelos autarcas dos dois municípios, era referido que o rio Neiva “constitui um recurso natural com imenso potencial turístico e desportivo para os concelhos de Esposende e Viana do Castelo, sendo de primordial importância que estas duas entidades unam esforços para permitir que sejam alcançadas sinergias nesta matéria”.

Esta parceria pretende potenciar atividades de recreio, culturais e turísticas “com vista a promover, simultaneamente, mas de forma sustentável, o desenvolvimento económico e o bem-estar as populações”.

Em comunicado, a autarquia de Viana do Castelo explica que “o aprofundamento do conhecimento dos recursos em presença nesse território comum, sobretudo os recursos naturais, reveste-se de especial relevo”.

Daí surgiu a elaboração do “Projeto de Limpeza e Valorização do Rio Neiva”, da autoria do professor Pedro Teiga, um estudo que envolveu o diagnóstico deste recurso natural de elevada riqueza, contemplando, nomeadamente, a caraterização geral da área envolvente do rio, a identificação e caraterização do património edificado existente ao longo da margem, a identificação e caraterização da fauna e da flora, com particular ênfase na marcação dos locais onde se detete a presença de espécies invasoras.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x