Viana do Castelo recebe, em 28 de setembro, um encontro de entusiastas do icónico clássico Fiat 600 oriundos de todo o país. Este evento está integrado na Rampa de Santa Luzia.
O grupo Fiat 600 Portugal foi constituído, de forma espontânea e informal, por um conjunto de proprietários e entusiastas deste modelo italiano, contando, atualmente, com diversos membros de norte a sul do país.
“Somos simplesmente um grupo de apaixonados por este ícone, sem quaisquer pretensões, e apenas com o interesse de divulgar o modelo junto dos seus apaixonados e ajudar atuais e futuros proprietários nos seus restauros e manutenções”, refere a organização numa nota enviada a O MINHO.
Este será um evento de “puro lazer” que visa “valorizar e homenagear o clássico Fiat 600, um dos ícones mais míticos da história do automóvel, com especial incidência em Portugl país, onde nos anos 60 e 70 foi “um dos carros mais presentes nas estradas” lusas.
A partir de 1964, este modelo foi produzido em terras lusitanas, na fábrica Somave, em Vendas Novas (mais concretamente 9.576 unidades, até 1971).