Viana do Castelo vai receber a “maior meia-maratona de sempre” com 5.000 participantes

Prova homenageia “rainha” Manuela Machado
Foto: Joca Fotógrafos / O MINHO

A JSC 26.ª Meia Maratona Manuela Machado – Viana Fica no Coração e a 24.ª Caminhada Viana Fica no Coração, realiza-se em 19 de janeiro, e vão contar com a participação de perto de 5.000 atletas, entre federados ou não-federados, amadores ou profissionais, naquela será a “maior meia-maratona de sempre” na capital do Alto Minho.

A meia-maratona é também uma homenagem à atleta vianense Manuela Machado, campeã mundial da maratona em 1995, nos Campeonatos do Mundo, em Gotemburgo.

Em conferência de imprensa de apresentação do evento, o presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, afirmou que Manuela Machado “é uma referência, uma inspiração, uma verdadeira rainha do atletismo”, incentivando todos, particularmente as crianças das escolas vianenses, à prática desportiva (através do projeto municipal “Atletismo nas Escolas”).

A prova principal percorre uma distância oficial de 21.095 metros, de acordo com as normas da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA).

Em simultâneo, realiza-se a 24.ª Caminhada Viana Fica no Coração com caráter solidário. A caminhada será um percurso de cinco quilómetros, num percurso plano, num “convite às famílias e à solidariedade, já que todo o valor das inscrições reverte a favor do Banco
Alimentar Contra a Fome de Viana do Castelo”.

Com organização da Cyclones Atlético Clube e apoio da Câmara Municipal Viana do Castelo, as duas provas têm partida da Praça Marques Júnior, junto ao Centro Cultural de Viana do Castelo, pelas 10:30 de domingo, 19 de janeiro.

A mentora e atleta Manuela Machado considerou que a prova tem tido, nos últimos anos, “um crescimento enorme”, afirmando que esta 26.ª edição será “a maior meia-maratona de sempre”.

“As pessoas voltaram a correr”

“As pessoas voltaram a correr, as provas de estrada têm crescido imenso. Dia 19 de janeiro será uma das maiores festas do desporto de Viana do Castelo”, afirmou a atleta natural de Cardielos.

“Vamos chegar às 5.000 pessoas, entre meia-maratona e caminhada. A caminhada, todos os anos, tem rondado os 600 ou 700 participantes, pelo que esperamos sempre um número superior a esse”, assumiu.

Manuela Machado disse que a cidade Princesa do Lima “vai encher novamente”, destacando os cerca de 900 espanhóis inscritos, realçando-se também o número elevado de brasileiros e franceses, entre muitas outras nacionalidades.

O vereador do Desporto, Ricardo Rego, já confirmou a participação na prova, com o dorsal número 2.

Afirmou que as provas desportivas do concelho de Viana do Castelo têm registado aumentos de 10%, em todas as modalidades, nos desportos federados, aumento também verificado no que toca a atletas não federados.

“A Meia Maratona Manuela Machado é a prova de referência no concelho, é uma prova que cada vez mais se sedimenta e nível internacional”, frisou ainda Ricardo Rego.

O levantamento dos dorsais acontece no piso inferior do edifício do Centro Cultural de Viana do Castelo, próximo à partida e chegada da prova, nos seguintes horários: dia 17 (sexta-feira), das 15:00 às 20:00; dia 18 (sábado), das 15:00 às 22:00; dia da prova, das 08:00 às 09:30.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados