Um dos “mais emblemáticos espetáculos do teatro contemporâneo português” está em cena, sábado e domingo, 26 e 27 de abril, às 18:00 e às 16:00, respetivamente, no Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo.
Trata-se de “Um Museu Vivo de Memórias Pequenas e Esquecidas”, com texto, direção e interpretação de Joana Craveiro, pelo Teatro do Vestido.
Segundo Ricardo Simões, diretor artístico do Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana “é uma obra teatral brilhante, inesquecível, que proporciona um mergulho factual e poético nas raízes do país que somos; um objeto raro que está em cena há 11 anos e que continua a maravilhar e a desafiar o público”.
Resultado de um extenso processo de investigação iniciado em 2011, “Um Museu Vivo de Memórias Pequenas e Esquecidas” proporciona uma viagem “intensa pela memória coletiva portuguesa do século XX, através de narrativas pessoais e testemunhos de protagonistas anónimos da resistência à ditadura, da guerra colonial e das transformações revolucionárias”.
Em comunicado, o Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana refere que a peça “resgata histórias esquecidas com sensibilidade e rigor histórico, numa experiência performativa única inclui um jantar partilhado com o público, promovendo uma vivência envolvente e sensorial. O momento culmina com um debate aberto, mediado por um(a) convidado(a), que convida à reflexão e ao diálogo sobre a importância da memória, da narrativa e da forma como construímos a História”.
Os bilhetes encontram-se à venda na bilheteira do Teatro Municipal Sá de Miranda e ‘online’, com preços entre 5 e 10 euros.