A Câmara de Viana do Castelo “apresentou linhas gerais da candidatura já submetida e os resultados do inquérito realizado há um ano aos comerciantes e consumidores, que serviu de base para elaborar a manifestação de interesse e a candidatura final aos Bairros Comerciais Digitais”.
Segundo o estudo, “mais de 70% dos comerciantes responderam favoravelmente à adoção de tecnologias digitais ao serviço do comércio local, mais de 95% dos consumidores em Viana do Castelo realizam atualmente compras ‘online’, enquanto apenas 34,4% dos comerciantes vende ‘online’, pelo que o consumo digital se apresenta como uma oportunidade para os negócios”.
“O atendimento, o contacto presencial e a forma personalizada como os comerciantes recebem os seus clientes não serão substituídos, mas o investimento no digital pretende melhorar experiências, modernizar e ir ao encontro do que os clientes procuram atualmente”, refere a nota.
A Câmara Municipal criou um consórcio com a Associação Empresarial de Viana do Castelo (AEVC), bem como outras parcerias com entidades locais, para construir este Bairro Comercial Digital.
No âmbito do consórcio cabe ao município “promover o desenvolvimento e implementação das ações previstas no plano de ação do projeto, bem como disponibilizar os meios humanos e financeiros necessários ao seu sucesso”. Já a AEVC será “responsável pela contratação de um gestor do bairro, promovendo, em conjunto com os comerciantes locais, várias medidas para formar, capacitar, divulgar e incentivar o uso das tecnologias digitais que serão disponibilizadas.
Os projetos dos bairros comerciais digitais do PRR visam fomentar a coesão territorial e destinam-se a autarquias, empresas municipais e associações locais.