Connect with us

Viana do Castelo candidata a Capital Europeia da Cultura em 2027

Foto: Cristina Moreira

Alto Minho

Viana do Castelo candidata a Capital Europeia da Cultura em 2027

Viana do Castelo irá apresentar uma candidatura a Capital Europeia da Cultura em 2027. O anúncio foi feito este domingo, por José Maria Costa, presidente da Câmara Municipal, à agência Lusa.

À Lusa, o autarca justificou a candidatura: “o município enquadra-se nos objetivos europeus de cooperação cultural, tendo um valioso património cultural na sua identidade”, disse, acrescentando que o concelho “teve sempre o reconhecimento nacional na afirmação do traje a vianesa que representou inúmeras vezes Portugal em diversas manifestações e eventos internacionais”.

Viana do Castelo junta-se assim a Braga, que, através de Ricardo Rio, anunciou a intenção de se candidatar, em abril, durante a inauguração das novas instalações do Arquivo Distrital de Braga e do Centro Interpretativo da Universidade do Minho, onde esteve presente o Ministro da Cultura.

“Temos uma visão a dez anos e, em 2027 queremos ser Capital Europeia da Cultura. Há um eixo que consideramos fundamental para que isso seja possível, que é o compromisso dos agentes e dos bracarenses. Todos, em conjunto, podemos trabalhar para o sucesso esta candidatura”, afirmou o autarca, na altura.

Na semana passada foram anunciados os países que irão acolher a Capital Europeia da Cultura entre 2020 e 2033, sendo que, em 2027, uma cidade portuguesa será a escolhida, juntamente com uma localidade da Letónia.

Lisboa, em 1994, Porto, em 2001, e Guimarães, em 2012, são as três cidades portuguesas que já foram Capital Europeia da Cultura.

De acordo com a agência Lusa, “os concursos para a atribuição do título de Capital Europeia da Cultura começam seis anos antes, pelo que, no caso de Portugal, tal só acontecerá dentro de quatro anos, em 2021”.

Para além de Braga e de Viana do Castelo, Faro também já mostrou intenção em candidatar-se.

Jornal digital da região do Minho.

Mais em Alto Minho

Bitnami