A maioria socialista na Câmara de Viana do Castelo vai propor, na quinta-feira, ao executivo municipal a abertura do concurso público para a construção de uma nova casa mortuária, pelo valor base de 800 mil euros.
Em comunicado hoje enviado à imprensa, a autarquia adiantou que o novo equipamento está previsto para “os terrenos do horto municipal, aproveitando a proximidade ao cemitério existente e o seu enquadramento com a área ajardinada envolvente”.
A abertura do concurso, aprovação do caderno de encargos e a nomeação do júri daquele procedimento é um dos 21 pontos da ordem de trabalhos que vai estar em apreciação, na quinta-feira, na reunião ordinária do executivo municipal, que terá início às 15:00, com recurso a videoconferência.
A construção proposta, “com uma área bruta de 561,70 metros quadrados, agrega dois volumes, um mais baixo que se constitui como área de circulação e de ligação entre os diferentes espaços, visualmente aberto para a área ajardinada, e o volume mais alto, que integra as quatro salas mortuárias, mais fechadas para o exterior e com iluminação zenital”.
A galeria que “dará acesso às salas mortuárias, áreas sanitárias, salas de família e sala de apoio faz a comunicação entre os vários espaços exteriores, desde a área de acesso automóvel, a zona ajardinada correspondente ao atual jardim do horto municipal, até ao arruamento pedonal criado a poente e que faz a ligação ao largo da Igreja do Convento da Ordem Terceira de São Francisco, Igreja de Santo António e galeria de acesso ao cemitério municipal”.
Segundo a autarquia, “as salas mortuárias que se distribuem ao longo da galeria correspondem a quatro espaços autónomos e foram projetadas para oferecer uma certa polivalência, podendo dois dos espaços constituir uma única área com maior capacidade – duplicação de área – após abertura da parede, que é constituída por painéis acústicos que separam as duas salas”.
O projeto prevê que “cada uma das salas mortuárias tenha um espaço específico para o féretro, que poderá ser fechado por painéis de vidro, constituindo um espaço ventilado e arrefecido, separado do restante espaço, mas perfeitamente visível”.
O projeto prevê a remodelação do espaço exterior, propondo uma área ajardinada, com circuitos pedonais estruturados.