Viana do Castelo oferece árvores autóctones aos proprietários florestais

Programa “Reflorestar com Identidade”
Foto: DR / Arquivo

A Câmara Municipal de Viana do Castelo promove, pelo sexto ano consecutivo, o programa “Reflorestar com Identidade”, iniciativa que visa a disponibilização de árvores de espécies autóctones aos proprietários florestais.

Este programa municipal tem como objetivo “incentivar uma gestão florestal sustentável, assente em espécies nativas, mais resilientes e diversificadas, adaptadas às características do território”.

Desde 2019, foram fornecidas 5.863 árvores de espécies autóctones no âmbito das candidaturas ao Programa Reflorestar com Identidade.

Imagem: CM Viana do Castelo

Com esta ação, o Município de Viana do Castelo pretende contribuir para a “transformação da paisagem florestal, atualmente marcada por povoamentos contínuos, presença de espécies invasoras e elevada suscetibilidade aos incêndios”.

Assim, esta iniciativa propõe a “criação de florestas de maior valor genético, mais resistentes ao fogo e com uma qualidade paisagística superior, promovendo um modelo de gestão ambiental equilibrado e sustentável”.

As árvores disponibilizadas pelo programa, entre castanheiros, sobreiros, medronheiros, carvalhos e pinheiros-mansos, destinam-se prioritariamente à implementação e “manutenção das Faixas de Gestão de Combustível, fundamentais para a proteção de aglomerados populacionais, edificações e rede viária florestal”.

O programa “Reflorestar com Identidade” assume-se, pois, como uma “oportunidade para que os cidadãos se envolvam proativamente na estratégia municipal da defesa da floresta contra incêndios, participando e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e do seu território”.

Adicionalmente, o programa integra o objetivo de georreferenciar as propriedades incluídas nas Faixas de Gestão de Combustível, assegurando a sua manutenção de forma regular e eficaz.

Com este programa, a autarquia vianense reforça o “compromisso com a defesa
da floresta e a promoção de paisagens mais resilientes”.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x