Uma mulher que sofria da doença de Alzheimer morreu, ao final da tarde desta quinta-feira, após cair ao rio junto ao navio Gil Eannes, em Viana do Castelo.
A vítima integrava um grupo, formado por quase duas dezenas de utentes, do centro de dia do Centro Social Paroquial de Deão que se encontrava na cidade para ver as luzes de Natal.
Durante a tarde já tinham visitado o Santuário de Santa Luzia, naquele que foi um programa preparado pela instituição para proporcionar um “dia feliz” aos utentes.
Após o espetáculo luminoso que ocorreu na Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, os utentes regressaram ao mini-autocarro que os transportou. Quando as funcionárias estavam a colocar alguns utentes de cadeira de rodas no veículo aperceberam-se do desaparecimento de uma das mulheres. “Foi num ápice”, disse a O MINHO uma funcionária da instituição, que optou por não ser identificada.
Foi iniciada uma busca pelas ruas da cidade e, pouco tempo depois, populares deram o alerta para um corpo a boiar no rio, na zona onde se encontra o navio Gil Eannes.
A Estação de Salva Vidas, com a mota de salvamento marítimo, e os Bombeiros Sapadores retiraram a vítima da água, cujo óbito foi declarado no local.
A Polícia Marítima registou a ocorrência e a Polícia Judiciária está a investigar.
A comunidade do Centro Social Paroquial de Deão está em choque com o trágico acidente e foi acionado apoio psicológico. “Quisemos proporcionar um dia feliz e acabou mal”, lamentou a mesma funcionária.