Seguir o O MINHO

Alto Minho

Viana do Castelo: Mais de 70 crianças de infantários vão ter aulas de patinagem

em

Depois da náutica, atletismo e natação, a Câmara de Viana do Castelo vai, este ano letivo, lançar aulas de patinagem envolvendo 70 crianças do pré-escolar, na sequência da aposta na “mudança de mentalidades e comportamentos” dos jovens do concelho.

“Viana do Castelo é uma cidade que gosta de hóquei em patins, e de patinagem artística. Vamos lançar este projeto em alguns infantários, próximos de equipamentos com condições para a aprendizagem da modalidade”, anunciou esta segunda-feira o vereador do Desporto, Vítor Lemos.

De acordo com aquele responsável trata-se de um projeto ainda em fase experimental, que vai abranger crianças de três jardim-de-infância, situados em Monserrate, Meadela e Darque, freguesias da área urbana da cidade.

“Estamos a trabalhar para alargar a iniciativa a outros infantários. Entendemos que este projeto, tal como o da náutica, atletismo e natação, além da vertente desportiva, têm uma vertente educativa, de mudança de mentalidades e comportamental, com reflexos na qualidade de vida dos nossos jovens”, sustentou Vítor Lemos.

O responsável falava a propósito do arranque do ano letivo 2015/2016 que, no âmbito do projeto “Náutica nas Escolas” vai mobilizar um total de 1.547 alunos do segundo e terceiro ciclos de ensino básico, distribuídos por 79 turmas, de dez escolas do concelho.

O projeto “Atletismo nas Escolas”, dinamizado pela antiga campeã mundial de maratona Manuela Machado, junto do primeiro ciclo, vai ter este ano letivo contar com a participação de 1.274 alunos, de 66 turmas, pertencentes a 33 escolas.

A natação, que a autarquia decidiu inserir, o ano passado, no plano curricular dos alunos do primeiro ciclo, desde que aquela modalidade deixou de integrar as Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), vai envolver este ano letivo 85 turmas, num total de 1.620 alunos, de 40 escolas do concelho.

De acordo com os dados avançados pela vereadora da Educação, Maria José Guerreiro, este ano letivo a Câmara de Viana do Castelo vai investir mais de três milhões de euros com a Educação.

Aquele montante inclui os custos com os transportes escolares, orçados em 1,2 milhões de euros, com a ação social escolar e apoio à família, recursos humanos, e obras de requalificação do parque escolar do concelho.

O investimento abrange ainda os projetos da náutica, atletismo e natação, bem como, a iniciação à música, lançada no ano letivo transato no ensino pré- escolar e que, em 2015/2016, é alargado ao primeiro ciclo, mobilizando um total de 1.604 alunos, de 82 turmas.

No total, segundo dados avançados pela vereadora Maria José Guerreiro, o concelho de Viana do Castelo conta este ano letivo com mais de 10.300 alunos, matriculados em todos os níveis de ensino público regular.

Populares