A Rua Frei Bartolomeu dos Mártires, na ribeira da cidade, foi inaugurada, na passada terça-feira, na presença do executivo municipal, autarcas locais e populares.
A requalificação desta via, que incorpora um conjunto de seis ruas que foram recentemente intervencionadas, está integrada nas comemorações dos 500 anos do nascimento de Frei Bartolomeu dos Mártires.
Na semana passada decorreu a abertura das ruas de Viana, Beco do Caxuxo e Prior do Crato, que também foram alvo de intervenções.
De acordo com o comunicado do Município de Viana do Castelo, “a abertura destas artérias, em pleno casco histórico da cidade, era reivindicada há vários anos pelos moradores e resulta de um investimento abrangente nas ruas da ribeira já que, noutras ocasiões, foram intervencionadas a Rua dos Poveiros, a Rua Monsenhor Daniel Machado, a Rua do Loureiro e o Largo d´Agonia, na mesma zona”.
Depois da inauguração, houve uma visita à exposição que está patente nos claustros do convento de S. Domingos.
No âmbito da regeneração urbana, a Câmara Municipal de Viana do Castelo intervencionou, para além das ruas da ribeira, os edifícios públicos Vila Rosa, o antigo edifício das Finanças, a cobertura da Academia de Música e a cobertura do Teatro Municipal Sá de Miranda.