Viana do Castelo
Viana do Castelo compra polidesportivo e aumenta para nove pavilhões municipais
Política
em

A Câmara de Viana do Castelo aprovou hoje, por unanimidade, a transferência de 362 mil euros, em seis prestações, para o Centro social e Cultural da Meadela, para integrar no património municipal o seu nono pavilhão desportivo.
Na proposta de acordo, entre autarquia e aquela associação, hoje apresentada pelo vereador do Desporto, Vítor Lemos, refere que o pavilhão polidesportivo da Meadela, integrada na União de Freguesia de Viana do Castelo, foi construído em 2010, num investimento superior a 1,6 milhões de euros.
O projeto recebeu uma comparticipação de fundos comunitários destinados a associações da ordem dos 500 mil euros, sendo que o município ajudou na construção do equipamento com cerca de 770 mil euros.
“O Centro Social e Cultural da Meadela, em dezembro de 2020, informou o município que não tem vocação, nem condições para gerir o pavilhão, pelo que pretendem efetuar um acordo com a autarquia, por forma a poder transmiti-lo para o património e gestão total do município”, refere a proposta aprovada hoje em reunião camarária.
Vítor Lemos destacou a “importância da transmissão da propriedade daquele pavilhão para a esfera municipal por estar situado numa freguesia com cerca de 13 mil habitantes e uma comunidade escolar composta por cerca de 500 anos do jardim de infância e escola básica da freguesia”.
O vereador do Desporto referiu que procedimento hoje aprovado para o pavilhão da Meadela foi aplicado, anteriormente, na transferência, para o município, de outros dois pavilhões, um na freguesia de Afife e, outro, em Barroselas.
Vítor Lemos adiantou que quando o equipamento estiver formalmente na posse da autarquia, formalizará uma proposta para que o pavilhão receba o nome de Nicolau Veríssimo, recentemente falecido, presidente daquela associação durante vários anos e “grande impulsionador” da construção do equipamento.
Após o 25 de abril de 1974, Nicolau Veríssimo foi eleito o primeiro presidente de Junta de Freguesia da Meadela, tendo ainda desempenhado, entre outras funções o cargo de vereador da Câmara e presidente do conselho de administração dos serviços municipalizados de Viana do Castelo.
Além dos nove pavilhões desportivos, segundo Vítor Lemos, o município dispõe de três piscinas, um estádio municipal, duas pistas de atletismo de ‘tartan’, e quatro equipamentos de desportos náuticos.

Leia Também
Escolha dos procuradores-coordenadores abre campo a “todas as suspeições”
Chuva regressa ao Minho a partir de amanhã
Covid-19/Um ano: Política adaptou-se, com tréguas e uma campanha eleitoral quase sem povo
Chega diz que vai reagir “muito veementemente” na rua à tentativa de ilegalização do partido
PCP quer apoios a 100% para pais “imediatamante e com efeitos retroativos”
Catarina Martins faz um apelo a Costa para que estenda já as moratórias
Reportagens da Semana


Vacinação em Monção: Manuel, de 95 anos, está “aliviado”. Zezinha quer vencer o vírus
Covid-19


Com mais de 180 anos de história, Casa Valença encerra e deixa saudade em Viana
Devido à idade avançada dos proprietários


Um robe que aquece sozinho ou uma toalha que aquece pratos já não são ficção científica
Economia
Populares
- PaísHá 2 dias
Segundo prémio do Euromilhões, de 2,5 milhões de euros, saiu em Portugal
- BragaHá 21 horas
Bombeiros e GNR resgatam quatro pessoas perdidas no Gerês
- AveHá 2 dias
Via ciclo-pedonal que vai ligar Famalicão à Povoa de Varzim está “quase pronta”
- Alto MinhoHá 2 dias
Menina de dois anos resgatada com vida após cair a um tanque em Ponte de Lima