Seguir o O MINHO

Alto Minho

Viana do Castelo: Câmara Municipal promoveu visita às obras da Igreja de Santo António

em

A Câmara Municipal de Viana do Castelo, a Paróquia de Santa Maria Maior e a Direção Regional de Cultura do Norte promoveram, no âmbito das Jornadas Europeias do Património, uma visita às obras de consolidação e reforço estrutural da Igreja de Santo António.

A Igreja de Santo António, um convento franciscano capucho datado do século XVII, foi alvo de um projeto de requalificação com caráter de emergência para consolidação estrutural do edifício, que consistiu em reforços estruturais das paredes, pilares e abóbodas das capelas laterais, e na intervenção da cobertura, onde foi efetuado o reforço da estrutura.

Igreja de Santo Antonio viana 3

Assim, e por estar ameaçado de ruína, foi alvo de uma intervenção na cobertura, mediante o reforço do existente através do recurso a uma estrutura em perfis metálicos, estabilizando e equilibrando assim o conjunto arquitetónica. O revestimento cerâmico existente foi substituído por telhas novas com inclusão de uma subtelha, permitindo a impermeabilização da estruturas e a ventilação do espaço.

A empreitada, cuja primeira fase da obra está concluída, visou, assim, salvaguardar a informação arqueológica na área de incidência da obra de construção civil, a escavação arqueológica, para além dos inúmeros enterramentos postos a descoberto e que permitiu identificar uma pequena cripta até agora desconhecida.

Populares