A Câmara de Viana do Castelo aprovou esta quinta-feira, com a abstenção da CDU, uma proposta apresentada pelo presidente da autarquia contra decisões da TAP consideradas lesivas para o Aeroporto Francisco Sá Carneiro.
“Em causa está sobretudo um aeroporto que serve a região mais exportadora do país, com maior capacidade de internacionalização e que mais corrige os desequilíbrios externos da economia nacional, ao assegurar perto de 40% das exportações nacionais”, lê-se na proposta apresentada em sessão ordinária do executivo pela maioria socialista liderada por José Maria Costa e que mereceu a concordância do PSD.
Para a Câmara de Viana do Castelo, o Aeroporto Francisco Sá Carneiro “tem uma importância estratégica para a região e para o país”, destacando “o valor primordial da manutenção das rotas agora sob a ameaça de eliminação ou descontinuação”.
No documento, 160município defendeu que o Norte, “enquanto região mais industrializada e mais dinâmica em termos económicos e a que regista grande crescimento em termos turísticos, servindo igualmente de porta de entrada e saída para a nossa diáspora, ficará assim prejudicada pela decisão da TAP”.
Uma decisão, que a autarquia afirmou que “causará prejuízos às comunidades portuguesas e aos empresários do Norte (…), reduzindo a competitividade do país”.
A abstenção da CDU foi justificada pela vereadora Ilda Figueiredo pelo facto de a proposta não incluir qualquer referência à privatização da transportadora aérea nacional.
“Isto só está a acontecer porque a gestão privada da TAP leva a outros interesses. Como empresa pública que ainda é tem que garantir interesse público”, sustentou a vereadora.
Fique a par das Notícias de Viana do Castelo. Siga O MINHO no Facebook. Clique aqui