Viana do Castelo
Viana distribui 12 mil ‘kits’ de prevenção a alunos, professores e auxiliares
Covid-19
em

A Câmara de Viana do Castelo iniciou a entrega de 12 mil ‘kits’ de prevenção da covid-19 a alunos, professores e auxiliares dos estabelecimentos de ensino, desde o pré-escolar ao secundário, foi hoje divulgado.
O conjunto, composto por máscara social, embalagem de 100 ml de álcool gel e saco para acondicionamento, será entregue aos cerca de 10.200 alunos de Viana do Castelo e aos 1.295 professores e auxiliares.
Esta é mais uma ação de prevenção da Câmara Municipal de Viana do Castelo, que tem incluído a entrega de Equipamento de proteção individual (EPI) às Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho, aos bombeiros e à Cruz Vermelha.

Leia Também
Covid-19: Mais 275 mortos (novo máximo) e 11.721 infetados no país
Ordem diz que morreram mais três médicos com covid nos últimos dias
Barras de Caminha, Âncora e Esposende continuam encerradas à navegação
Diminuição da esperança média de vida é consequência inevitável da pandemia
Impacto da covid-19 nas mulheres domina agenda da igualdade
Pandemia já fez mais de 2,1 milhões de mortos a nível mundial
Viana do Castelo
Presidenciais: Alterados locais de voto em sete concelhos, entre os quais Viana
Eleições presidenciais 2021

A administração eleitoral informou hoje que foram alterados 20 locais de voto nas eleições presidenciais de domingo em sete concelhos do país, para garantir a segurança devido à pandemia de covid-19. Em Viana do Castelo, há mudança em Amonde e Mujães.
Em comunicado, a administração eleitoral da secretaria-geral do Ministério da Administração Interna (SGMAI) admite ainda que “estas alterações, e outras que possam ainda ocorrer” até domingo, “por motivos de força maior, estão a ser comunicadas localmente pelos canais das respetivas Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia”.
As mudanças das mesas de voto, para locais maiores, vão acontecer nos concelhos de Viana do Castelo, Aljustrel, Mirandela, Vila Flor, Coimbra, Soure, Marco de Canaveses, Coruche, Ourém e Santarém.
São abrangidas pelas mudanças mesas colocadas nas freguesias de Amonde e Mujães (Viana do Castelo), Aljustrel e Rio de Moinhos (Aljustrel), Barcel, Marmelos e Valverde da Gestosa (Mirandela), Santa Comba da Vilariça (Vila Flor), Santo António dos Olivais (Coimbra), Alfarelos, Figueiró do Campo, Gesteira e Brunhós, Granja do Leneiro, Soure, União de Freguesias de Gracias Pombalino, Vinha da Rainha (Soure), Alpendurada, Várzea e Torrão, (Marco de Canaveses) e Nossa Senhora da Piedade (Ourém), Moçarria (Santarém),
As autoridades dão ainda garantias que “estarão reunidas todas as condições de segurança sanitária nas 12.450 secções de voto” nas eleições presidenciais de domingo.
Todas estas mudanças, comunicadas à administração eleitoral pela Comissão Nacional de Eleições (CNE) e câmaras municipais, têm por objetivo “garantir toda a segurança sanitária do ato eleitoral, dado o contexto de pandemia”, ainda segundo o comunicado da SGMAI.
O presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE), José Soreto de Barros, afirmou hoje que recebeu informações de que estão reunidas as condições para a constituição de todas as mesas de voto para as eleições presidenciais de domingo.
Esta posição foi transmitida em conferência de imprensa, na Assembleia da República, depois de questionado sobre os problemas verificados em alguns municípios resultantes do desdobramento das mesas de voto por causa das novas normas de segurança por causa da epidemia de covid-19 em Portugal.
“A última informação disponível é que está garantida a constituição de todas as mesas” de voto, declarou.
Na mesma conferência de imprensa, José Soreto de Barros considerou que votar nas presidenciais de domingo “é seguro” e pediu aos eleitores que se informem antecipadamente em que local exercem o direito de voto.
As eleições presidenciais, que se realizam em plena epidemia de covid-19 em Portugal, estão marcadas para domingo e esta é a 10.ª vez que os portugueses são chamados a escolher o Presidente da República em democracia, desde 1976.
Concorrem às eleições presidenciais de domingo sete candidatos: Marisa Matias (apoiada pelo Bloco de Esquerda), Marcelo Rebelo de Sousa (PSD e CDS/PP) Tiago Mayan Gonçalves (Iniciativa Liberal), André Ventura (Chega), o ex-militante do PS Vitorino Silva, mais conhecido por Tino de Rans e presidente do RIR – Reagir, Incluir, Reciclar, João Ferreira (PCP e PEV) e a militante do PS Ana Gomes (PAN e Livre).

Vários espaços públicos pedonais da zona ribeirinha de Viana do Castelo foram encerrados pela PSP no âmbito das medidas de contenção no novo coronavírus, após solicitação da Câmara Municipal.
Em nota publicada nas redes sociais, o comando distrital da PSP em Viana dá conta da implementação de medidas físicas efetivas de interdição de acessos com vista ao encerramento de vários espaços públicos pedonais na cidade.
Os espaços encerrados incidem na Praia Norte, na zona ribeirinha, que vai da Praça da Liberdade até ao Parque da Cidade, e ainda na ecovia de Cabedelo.
Estes locais foram encerrados por estarem “identificados como sendo suscetíveis de potenciar aglomerados de cidadãos, mormente para a prática de passeios higiénicos, exercício físico e convívio social”.

A Câmara de Viana do Castelo estabeleceu hoje um protocolo que visa o desenvolvimento de um projeto de investigação científica sobre equinologia, assente na raça autóctone Garrano que se encontra presente na Serra d’Arga, em estado semisselvagem.
Segundo a autarquia, aquele protocolo envolve a Junta de Freguesia de Montaria, o Instituto do Cavalo e da Equitação Portuguesa e a Associação O Caminho do Garrano.
Este projeto “irá dar continuidade às investigações iniciadas em 2016 através das Universidades de Kyoto e Sorbonne-Nouvelle”.
A investigação “pretende também contribuir para a valorização do património local nos vários domínios materiais e imateriais, sobretudo através da dinamização do ecoturismo sustentável e do turismo científico”.
Para dinamizar este projeto de investigação científica, o município de Viana do Castelo atribui à Associação O Caminho do Garrano um apoio financeiro de 19.200 euros, a transferir mensalmente no montante de 1.600 euros.
Reportagens da Semana


Miguel Silva imortalizou a avó com pintura gigante em Barcelos
Pandemia afastou graffiter da avó nos seus últimos meses de vida


Já são conhecidos os temas do Festival da Canção (e há duas vozes de Barcelos)
Fábia Maia e Graciela


SC Braga faz 100 anos, ‘Melinha’ vai à bola há 75 e só quer ver o seu clube campeão
Amélia Morais é uma adepta bem conhecida de todos
Populares
- PaísHá 1 dia
Multas ‘covid’ são para pagar na hora e passeios higiénicos só com comprovativo
- BragaHá 2 dias
Dona de pastelaria em Braga desespera com confinamento: “Vender pão não chega”
- BragaHá 2 dias
Tiraram criança do carro e roubaram-no enquanto dona foi ao talho em Braga
- Alto MinhoHá 2 dias
Autarca de Arcos de Valdevez vacinado contra a covid-19 porque havia “sobras”