Viana dá 125.700 euros para recuperar 5 igrejas, capelas e conventos

2.ª fase do programa Valorizar o Património
Convento do Carmo. Foto: DR / Arquivo

A Câmara de Viana do Castelo aprovou hoje atribuir 125.700 euros à 2.ª fase do programa Valorizar o Património, que vai permitir a requalificação e conservação de cinco igrejas, capelas e conventos do concelho.

De acordo com a proposta analisada na reunião do executivo, a Paróquia de Alvarães vai ter 25.000 euros para a reabilitação de dois telhados da Igreja de S. José e 6.300 euros para o estudo para correção acústica na Igreja de S. José.

A Fábrica da Igreja de Perre vai ser apoiada com 14.400 euros para a requalificação dos muros da vedação da Capela da Senhora do Olival.

A Ordem dos Padres Carmelitas Descalços vai receber uma verba de 25.000 euros para a primeira fase de obras exteriores de manutenção e conservação do Convento do Carmo.

A Paróquia de Nossa Senhora de Fátima recebe um apoio de 30.000 euros para a reabilitação de fachadas exteriores e cobertura da Igreja de Nossa Senhora de Fátima – 1.ª fase.

À Paróquia de Vila de Punhe são atribuídos 25.000 euros para a 1.ª fase do restauro e conservação do teto da Capela-mor e Corpo da Igreja, luminária da Nave, retábulos laterais e capela-mor, conservação e restauro do retábulo do Santíssimo e do Guarda Vento, limpeza e pintura exterior da Igreja de Santa Eulália.

De acordo com uma nota de imprensa da autarquia, no âmbito dos protocolos de desenvolvimento cultural hoje aprovados, as instituições beneficiadas comprometem-se a “desenvolver hábitos culturais e fruição artística dos cidadãos”, a “estimular os públicos de infância e juventude para as artes, património material e imaterial”.

O compromisso é, ainda, de “qualificar da oferta dos ativos culturais do concelho de Viana do Castelo” e “apoiar a organização e realização de eventos culturais associados aos bens culturais objeto de intervenção”.

O executivo municipal aprovou também, na reunião de hoje, duas propostas que transferem para freguesias do concelho 142.900 euros, no âmbito de Apoios à Construção e Requalificação de Equipamentos e Apoios à Mobilidade, Segurança Rodoviária e Material Circulante.

A “fatia maior vai para a proposta de Apoio às Juntas e Uniões das Freguesias – Mobilidade, Segurança Rodoviária e Material Circulante, no valor global de 82.800 euros”, descreve o município em nota de imprensa.

A freguesia de Afife recebe 25.000 euros para a conclusão da requalificação do Caminho da Cal e à freguesia de Darque são atribuídos 5.500 euros para a conclusão da requalificação da Rua Duarte Rocha com a Rua 25 de Abril.

Lanheses recebe 15.000 euros para a 1.ª fase da requalificação da Rua do Bacelo (sul).

A União de Freguesias de Mazarefes e Vila Fria viu aprovados 10.000 euros para a realização de ramais de água na Rua do Paço (Vila Fria) e Rua das Fontainhas (Mazarefes).

A União de Freguesias de Subportela, Deocriste e Portela Susã fica com 25.000 euros para a 2.ª fase da repavimentação do Caminho da Borralheira e Vila Franca com 2.300 euros, no âmbito de aquisição de máquinas para limpeza de bermas.

Foi ainda aprovada a proposta de Apoio à Construção e requalificação de equipamentos, no valor de 60.100 euros.

Em causa estão 8.300 euros para Lanheses, “no âmbito da conclusão da instalação de ATM no âmbito das obras de refuncionalização de edifício da antiga Sede da Junta; 12.500 euros para Outeiro para pavimentação do Largo do Museu do Pão”.

São Romão do Neiva recebe 25.000 euros para a 1.ª fase da construção do parque de lazer, ao passo que a União de Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior, Monserrate e Meadela) fica com 10.000 euros para a 1.ª fase da requalificação do Tanque de Fornelos.

À vila de Punhe foram destinados 4.300 euros para manutenção de equipamentos no Parque Infantil.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x