O relatório do segundo trimestre de 2024 divulgado recentemente pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) indica que Viana do Castelo continua a ser, tal como tinha acontecido no primeiro trimestre do ano, o concelho com maior crescimento das exportações entre os 86 municípios da região Norte.
Em comunicado, a Câmara de Viana do Castelo salienta que, de acordo com aquele relatório, “as exportações de bens diminuíram na maior parte das sub-regiões do Norte no 2.º trimestre de 2024, com exceção do Alto Minho e Cávado, que registaram aumentos homólogos de 3,4% e 0,4%, respetivamente”.
Entre os 20 principais concelhos exportadores do Norte, sete registaram crescimento nas exportações de bens no 2º trimestre de 2024 em comparação com o mesmo período de 2023.
Os maiores aumentos ocorreram em Viana do Castelo (+15,8%), Maia (+7,4%) e Braga (+6,4%), indica o relatório “Norte Conjuntura”.
Viana do Castelo é, neste momento, o 9.º concelho mais exportador do Norte, registando sempre tendência trimestral positiva nas exportações, no último ano.
Com periodicidade trimestral, o relatório “Norte Conjuntura” reúne e analisa, desde 2006, a informação disponível mais relevante com vista à identificação precoce das tendências que marcam a evolução económica, a curto prazo, da região Norte no contexto nacional.