Seguir o O MINHO

Viana do Castelo

Viana com estacionamento gratuito e ruas cortadas ao trânsito para dinamizar restauração

“Mais Viana à Esplanada”

em

Foto: DR / Arquivo

A Câmara e a Associação Empresarial de Viana do Castelo lançaram a iniciativa “Mais Viana à Esplanada”, com estacionamento gratuito e proibição de trânsito em várias artérias do centro histórico para dinamizar a restauração, foi hoje divulgado.

Em comunicado enviado às redações, a autarquia explicou que aquelas medidas de revitalização do tecido económico do centro histórico da cidade vão vigorar entre a próxima segunda-feira e 30 de setembro.

Assim, de 14 de junho até 30 de setembro de 2021 será proibido o trânsito a veículos, entre as 11:00 e as 22:00, em diversos arruamentos do centro histórico: Rua da Picota, Rua Manuel Espregueira (troço compreendido entre a Praça da República e a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra), Praça da Erva, Rua do Poço, Rua dos Fornos, Rua de Viana, Rua Prior do Crato, Travessa da Vitória, Rua Grande, Rua dos Manjovos, Rua de Altamira (troço compreendido entre a Rua da Olivença e o Largo Amadeu Costa), Largo Amadeu Costa, Largo Vasco da Gama, Rua de Santa Clara (troço compreendido entre a Rua do Anjinho e o Largo Amadeu Costa) e Travessa do Salgueiro (troço compreendido entre a Rua do Anjinho e a Rua dos Manjovos).

No mesmo período, ficará disponível para estacionamento gratuito o Parque de Estacionamento do Campo d’Agonia e o Parque de Estacionamento Gil Eannes. No âmbito deste projeto, fica permitido o estacionamento de viaturas ligeiras na Alameda

João Alves Cerqueira, faixa norte, lado norte, no troço compreendido entre o arruamento poente da Praça do Eixo Atlântico à Rua da Olivença.

No verão, nos meses de julho e agosto, o trânsito será proibido, de sexta-feira a domingo, na Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, no troço compreendido entre a Praça do Eixo Atlântico e a Rua General Luís do Rego, das 20:00 às 02:00 do dia seguinte.

O trânsito será também proibido no sentido norte/sul, de sexta-feira a domingo, na Avenida dos Combatentes, no troço compreendido entre a Rua General Luís do Rego e a Avenida Conde da Carreira, das 20:00 às 02:00 do dia seguinte.

O vereador do Desenvolvimento Económico, Luís Nobre, indicou, citado na nota, que a medida pretende “criar condições para que os espaços de restauração e bebidas possam exercer funções de uma forma mais alargada durante um período específico”.

Luís Nobre adiantou que em 2020 a iniciativa foi “um sucesso”, com 104 pedidos de adesão e 92 aprovações.

Já o presidente da Associação Empresarial, Manuel Cunha Júnior, disse que o lançamento da iniciativa “dá tempo às empresas de se adaptarem e de apresentarem os necessários pedidos de autorização para instalação ou ampliação de esplanadas”.

Populares