Viana celebra 100 anos do Elevador de Santa Luzia

Foto: DR / Arquivo

A Câmara de Viana do Castelo vai assinalar os 100 anos do Elevador de Santa Luzia, “ex-líbris da cidade e ponto de visita obrigatório para os turistas”, com várias iniciativas.

No dia 02 de junho, sexta-feira, pelas 17:00, dá-se a abertura da Praça do Centenário, no Parque das Tílias, que vai contar com estação dos sabores “Food & Drinks”, oficinas infantis “O elevador criativo” e o desafio “Aprende a conduzir com a By Wheels”.

Pelas 18h30, na Estação Superior do Elevador, terá lugar a sessão comemorativa do centenário.

Às 19:30, também no Parque das Tílias, será inaugurada a exposição “O Elevador de Santa Luzia: um património centenário”, seguida de teatro infantil com O Bicho Papelão.

Às 20:00, concerto dos Contraponto, às 21:30 atuação do DJ Padre Guilherme, seguido de atuação do DJ Pedro Faria, às 23h00, para uma festa que termina pelas 2 horas.

No dia 03 de junho, será promovida a caminhada “Trilho Interpretativo de Santa Luzia”, com visitas à Citânia e ao Zimbório, a partir das 09:00.

O ponto de partida e chegada é o Escadório de Santa Luzia (Estrada de Santa Luzia 73-107), para uma distância de três quilómetros e uma duração estimada de três horas, num percurso fácil.

Já em 04 de junho, acontece o II Vertical Elevador de Santa Luzia, uma competição de SkyRunning disputada em percurso ascendente que acompanha os carris do elevador. Apresenta um desnível positivo de 160 metros e uma distância aproximada de 650 metros entre a partida e a chegada, organizada pela Associação Trilhos de Viana. Terá início na estação inferior do Elevador de Santa Luzia, na Avenida 25 Abril, e termina na estação superior do elevador, junto ao Santuário Diocesano do Sagrado Coração de Jesus.

Em 02 de junho de 1923 foi inaugurado o Elevador de Santa Luzia. Vencendo um desnível de 160 metros em seis a sete minutos, a viagem no Elevador de Santa Luzia é a mais longa de todos os funiculares do país, com os seus 650 metros, tendo mais do dobro da distância do que se lhe segue.

A lotação é de 24 passageiros, onze sentados e treze em pé, e, reduzindo estes, podem ser transportadas pessoas em cadeiras de rodas, carros de bebés e duas bicicletas.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

TAP: PCP propõe criação de uma comissão com todos os partidos para fiscalizar ação do SIRP

Próximo Artigo

Benfica perto do 38.º título, FC Porto espera volte-face 'milagroso'

Artigos Relacionados
x