João Miranda viu o cartão branco, que distingue o ‘fair play’, por ter aplicado os seus conhecimentos de bombeiro para salvar um adversário que entrou em paragem cardiorrespiratória durante um jogo de futebol do INATEL, em Viana do Castelo.
Numa publicação partilhada nas redes sociais, a Câmara de Viana do Castelo conta que “o altruísmo do Subchefe de 2.ª Classe João Miranda, da Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo, revelou-se determinante”, quando, “durante um jogo de futebol, a contar para o campeonato INATEL, ao aperceber-se que um jogador da equipa adversário tinha sucumbido em campo, de imediato colocou em prática todos os conhecimentos que estavam ao seu alcance para reverter o quadro de paragem cardiorrespiratória apresentado pela vítima”.
João Miranda possui, entre outras, a formação de tripulante de ambulâncias de socorro. A autarquia salienta que “as suas qualificações determinantes para o desfecho feliz deste episódio, tendo-lhe sido exibido o cartão branco, conhecido por cartão ‘fair play’, pela equipa de arbitragem”.
O cartão branco é um recurso pedagógico pioneiro em Portugal, implementado desde 2015, pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude, no âmbito da intervenção e prossecução dos objetivos do Plano Nacional de Ética no Desporto.