Viana assinou protocolo para apoiar jovens atletas e implementar o “Náutica para Todos”

Viana assinou protocolo para apoiar jovens atletas e implementar o "náutica para todos"

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, assinou esta segunda-feira protocolos para a implementação do projeto “Náutica para Todos” com a APPACDM e com dois clubes, no âmbito da colaboração desportiva para apoiar três atletas de Viana do Castelo.

A autarquia assinou com a APPACDM um protocolo que visa o apoio para dar continuidade ao projeto “Náutica para Todos”, que nasce do projeto camarário “Náutica nas Escolas”, onde os alunos praticam, curricularmente, atividades náuticas de surf, canoagem, remo e vela.

Assim, e uma vez que é pretensão dos Agrupamentos de Escolas a inclusão de alunos sinalizados com necessidades educativas especiais existentes nas diversas turmas dos estabelecimentos de educação e ensino, que frequentem a natação no 1º ciclo do ensino básico e as atividades náuticas do segundo e terceiros ciclos, foi renovado o protocolo iniciado no ano letivo de 2016/2017.

Se, numa primeira fase e durante o ano letivo de 2016/2017, os alunos com deficiência da Unidades especializadas dos Agrupamentos de Escolas de Abelheira e Monte da Ola, agora o projeto pretende alargar-se.

O protocolo tem por isso em consideração o apoio aos 32 alunos de 13 turmas do ensino básico e a pretensão de se alargar a todos os agrupamentos de escolas a prática curricular da natação e das atividades náuticas aos alunos com deficiência, bem como, dar resposta a outros projetos que envolvem a autarquia durante o ano, torna-se necessário dar continuidade ao protocolo existente entre o Município e a APPACDM, que, redimensionado no aumento de alunos a apoiar, exige outras condições técnico-pedagógicas em simultâneo.

Este projeto encaixa no projeto municipal de Náutica nas Escolas, que abrange este ano letivo 1615 alunos de sete agrupamentos com nove escolas, correspondendo a 79 turmas. Recorde-se que o projeto Náutica nas Escolas agrega as vontades dos agrupamentos escolares, dos clubes náuticos do concelho e da Câmara Municipal, implementando aulas de surf, canoagem, remo e vela enquanto atividades letivas curriculares nas disciplinas de Educação Física, desenvolvidos nos centros náuticos de remo, canoagem e vela e no Centro de Alto Rendimento de Surf.

Apoio a jovens atletas

A autarquia vai apoiar o atleta Miguel Ribeiro, na modalidade de atletismo através do Clube de Atletismo Olímpico Vianense, para possibilitar a presença nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 e para o apuramento para o Campeonato da Europa 2018, Campeonato Mundial 2019 e Campeonato da Europa 2020.

Viana assinou protocolo para apoiar jovens atletas e implementar o "náutica para todos"

Foi também assinado um protocolo com o mesmo clube para apoiar os planos de treino desportivo de preparação dos atletas Marcos Maio na disciplina de salto em altura (campeão nacional juvenil e júnior) e Miguel Pereira da disciplina de barreiras (campeão nacional 60m barreiras – juvenis, campeão nacional 110m juniores), bem como à sua participação no quadro da alta competição, visando a sua progressão desportiva e a integração nas representações nacionais.

E, com a EDV – Escola Desportiva de Viana, o protocolo visa o apoio ao desenvolvimento de um plano de treino desportivo de preparação da esgrimista Carolina Oliveira, para disputar o apuramento Olímpico (Tóquio 2020), desenvolvido ao logo de quatro épocas desportivas, e visando o seu apuramento para o Campeonato da Europa de Juniores e para o Campeonato do Mundo de Juniores.
Náutica para todos

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior

InvestBraga e Grupo Casais debatem os desafios das empresas na contratação

Próximo Artigo
Cabeceiras de basto. Presidente da câmara recebeu companhia brasileira

Cabeceiras de Basto. Presidente da Câmara recebeu companhia brasileira

Artigos Relacionados