Seguir o O MINHO

Viana do Castelo

Viana aprova candidatura de 4,4 milhões para ampliação de redes de água e saneamento

em

Foto: DR

A Câmara de Viana do Castelo aprovou hoje, por unanimidade, uma candidatura de mais de 4,4 milhões de euros para investir na ampliação das redes de abastecimento de água e saneamento básico de nove freguesias do concelho.

De acordo com a proposta da maioria socialista, aquele investimento será candidatado ao Programa Operacional para a Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), no âmbito da nova empresa regional Águas do Alto Minho, formalizada em janeiro.

Em causa está a criação da Águas do Alto Minho, empresa de gestão das redes de água, em baixa, e do saneamento, detida em 51% pela Águas de Portugal (AdP) e, em 49%, por sete municípios do distrito de Viana do Castelo que compõem a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho.

Dos dez concelhos do distrito de Viana do Castelo, três – Ponte da Barca (PSD), Monção (PSD) e Melgaço (PS) – chumbaram a constituição daquela parceria.

A candidatura hoje aprovada pelo executivo municipal da capital do Alto Minho prevê um investimento de mais de 1,5 milhões de euros na ampliação da rede de abastecimento de águas às freguesias de Nogueira, Deocriste/Deão, Portela Susã, Castelo de Neiva, Mujães/Barroselas.

Já no saneamento básico, a candidatura prevê um investimento de mais de 2,9 milhões de euros nas freguesias de Serreleis, Cardielos, São Salvador da Torre, Vila Mou, Mujães, Vila de Punhe, Castelo de Neiva e Mazarefes.

Populares