Seguir o O MINHO

Alto Minho

Viana: Alvarães desafia residentes e emigrantes a assinalarem festa das Flores

Cancelada devido à pandemia

em

Foto: JF Alvarães / Facebook (2019)

As catequistas de Alvarães, Viana do Castelo, desafiaram residentes e emigrantes a colocarem nas varandas uma cruz decorada com pétalas de flores, para assinalar as festas das Cruzes, que seriam este mês, mas foram canceladas devido à covid-19.

As festas de Santa Cruz e dos Andores Floridos, conhecidas pelas “verdadeiras obras de arte popular”, os andores decorados com “milhares de pétalas frescas e folhas variadas” acontecem, anualmente, no terceiro fim de semana de maio na vila de Alvarães, concelho de Viana do Castelo, atraindo “milhares de visitantes”.

Este ano, a romaria iria realizar-se entre os dias 16 e 18, mas o surto do novo coronavírus levou ao seu cancelamento.

“Devido à pandemia da covid-19 as festas de 2020 não se podem realizar, mas a população encontrou uma forma conjunta de assinalar o momento de fé e enaltecendo a flor que tanto nos caracteriza. O executivo da Junta de freguesia alia-se a esta iniciativa original do grupo de catequistas que, uma vez mais, mostra a união da nossa população”, realçou o presidente da Junta de Freguesia, Fernando Martins, citado numa nota hoje enviada às redações.

Populares