Viana abriu ano escolar e destacou investimento

A Câmara de Viana do Castelo assinalou hoje a abertura do ano escolar na Escola EB2.3 e Secundária Pintor José de Brito, que tem vindo a ser alvo de uma empreitada de requalificação orçada em mais de dois milhões de euros.

A sessão contou com uma conferência de José Matias Alves sobre “Os professores e a construção de futuro” e assinalou assim a “normalização” do novo ano letivo, marcado “por um conjunto de investimentos na rede de equipamentos”, destaca a autarquia.

Citado em comunicado, Luís Nobre espera que o novo ano “corra bem, tanto mais que foram efetuados investimentos municipais para que tudo decorra da melhor forma, nomeadamente na requalificação da rede de equipamentos escolares do concelho”.

“A escola onde decorreu o evento é um bom exemplo, já que a empreitada de requalificação incluiu a substituição de coberturas com a introdução de isolamento térmico, novas caixilharias, substituição de pavimentos, criação de um amplo espaço de alpendre coberto para fazer a ligação entre blocos e a cantina”, refere a Câmara de Viana do Castelo.

Para a autarquia, “a intervenção integrou ainda a demolição de dois blocos que funcionam como anexos e oficinas e a melhoria de sistema de iluminação em algumas salas, pintura e impermeabilização do pavilhão desportivo, bem como o arranjo e a recuperação de pavimentos exteriores”.

Ainda segundo a Câmara, o executivo municipal aprovou “um conjunto de propostas de apoio às Juntas e Uniões de Freguesia do concelho no âmbito do próximo ano letivo, para garantir refeições, transportes e vigilância dos alunos, que ascende a um valor global de quase 345 mil euros”.

“A Câmara Municipal aprovou também duas propostas que ascendem a uma verba global de 1.767.422 euros, para garantir transportes escolares e auxílios económicos aos estudantes do concelho. A maior fatia da verba vai para a proposta de transportes escolares, que ascende a 1.499.282 euros, para transportar diariamente cerca de 2.409 alunos dos variados níveis de ensino”, salienta o comunicado.

Destaque ainda para a “implementação do serviço gratuito das Atividades de Animação e apoio à Família nos jardins-de-infância, asseguradas pela autarquia, deverão ainda abranger um universo de 860 crianças”.

O parque escolar de Viana do Castelo é constituído por sete Agrupamentos de Escolas que integram vinte e seis jardins-de-infância, trinta e quatro escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico, cinco escolas dos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico, quatro escolas dos 2º, 3º ciclos e Ensino Secundário e duas escolas de Ensino Secundário. 

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x