Seguir o O MINHO

Braga

Vespa asiática: Braga destruiu 274 ninhos em 2019, mas faltam muitos mais

Vespa asiática

em

Foto: O MINHO

Durante o ano de 2019 foram identificados e destruídos 274 vespeiros de vespa velutina, vulgo asiática, no concelho de Braga, avançou hoje a autarquia local. Desde 2013, foram destruídos 1.480 ninhos, de acordo com a mesma fonte.

Todavia, os avistamentos vão aumentando de número conforme as árvores vão perdendo folhagem na entrada do outuno e os ninhos vão ficando a descoberto, em alguns locais bastante próximos do centro da urbe bracarense.

A autarquia reforça que o risco que representam quando se sentem ameaçadas atacando as pessoas deve-se a sua “picada” mais dolorosa do que a das abelhas e vespas autóctones.

“Trata-se, assim, mais de uma situação de ameaça à biodiversidade do que propriamente à saúde pública, ou de risco mais acrescido para a actividade humana do que representam as espécies autóctones, apenas se referindo que a vespa velutina será mais agressiva quando se sente ameaçada”, diz a Câmara.

“Dado a avolumar das detecções e pedidos de eliminação, o que normalmente ocorre de março a outubro (dependente sempre das condições meteorológicas favoráveis à atividade da espécie) é necessário priorizar a atuação dos Bombeiros Municipais – normalmente é tido em conta a proximidade a jardins-de-infância, estabelecimentos escolares, de apoio a idosos, de saúde, locais densamente povoados, entre outros”, refere a autarquia.

EM FOCO

Populares