A Fraterna, em Guimarães, vai acolher entre 12 e 14 de setembro o 34.º Encontro Nacional de Astronomia e Astrofísica (ENAA), foi hoje anunciado.
A iniciativa, organizada pela Sociedade Portuguesa de Astronomia e investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, vai reunir, pela primeira vez em Guimarães, investigadores, estudantes e docentes de Astronomia e Astrofísica, para a apresentação dos mais recentes avanços científicos obtidos em instituições portuguesas nestas áreas de estudo.
À margem das ações de cariz científico, a edição de 2024 do ENAA vai contar também com atividades gratuitas e abertas ao público.
A 13 de setembro, o bar Pholus acolhe o ‘AstroTap’ a partir das 18 horas, uma iniciativa onde os curiosos da astronomia vão poder esclarecer todas as suas dúvidas diretamente com investigadores em ambiente informal.
No mesmo dia, a partir das 21 horas, caso as condições meteorológicas o permitam, vai ser possível observar os astros nos jardins do Paço dos Duques de Bragança.
A observação astronómica será feita em colaboração com as escolas secundárias das Caldas das Taipas e Alberto Sampaio.
Realizado anualmente, o ENAA tem como objetivo “reunir a comunidade científica nacional dedicada à Astronomia e Astrofísica, funcionando como espaço de discussão sobre estas áreas de estudo no contexto português”.