Cerca de 800 quilos de doces tradicionais minhotos foram vendidos no último fim de semana, no centro de Viana do Castelo, num evento em espaço público no âmbito do “Minho Gastronómico”, iniciativa que decorrerá ainda em Braga (21 a 23 de outubro, tem como destaque o peixe) e Guimarães (4 a 6 de novembro, destacando a carne), de forma a “promover o património gastronómico da região”.
Viana do Castelo foi a primeira cidade a receber a iniciativa “Minho Gastronómico”. Este primeiro fim-de-semana foi dedicado aos “Doces do Minho”, e visou dar a conhecer o que de melhor se faz ao nível da doçaria típica nestes 24 municípios minhotos.
Segundo a organização do evento, foram vendidos mais de 800 quilos de doces nos três dias do evento, a par dos seis showcookings e workshops, atuações de seis grupos de dança, quatro concertos musicais e visita pedagógica ao Moinho do Carreço.
Em comunicado, a Câmara de Viana do Castelo adianta que o evento atraiu milhares de pessoas, residentes e não só, que vieram para além de provar e comprar o melhor da doçaria que se faz na região, visitar a cidade de Viana do Castelo.
Citado na nota, o vereador da Cultura, Manuel Vitorino, faz um balanço muito positivo do evento que, para além de promover a gastronomia minhota, contribuiu para fortalecer a relação de Viana do Castelo com os doces, tendo a certificada Torta de Viana sido a rainha do certame.
Sob o lema “Experimentar com Alma, provar com o coração”, a iniciativa “Minho Gastronómico” irá agora continuar em Braga, com showcookings, ações de capacitação de profissionais do setor, animação de rua, debates, provas e degustações, para além da mostra de sabores da gastronomia minhota nas suas diversas vertentes.
Esta iniciativa é financiada pelo Programa Norte 2020, ao abrigo da Estratégia de Eficiência Coletiva PROVERE Minho Inovação, e desenvolvido pelas três CIM do Minho.