Arquivo

Vendas no comércio a retalho caem 21,6% em abril

Covid-19
Vendas no comércio a retalho caem 21,6% em abril
Foto: O MINHO

As vendas do comércio a retalho caíram 21,6% em abril, face ao mesmo mês de 2019, uma descida principalmente nas vendas de produtos não alimentares, revelou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Dos grandes agrupamentos que compõem o índice de volume de negócios no comércio a retalho, o dos produtos não alimentares foi, em abril, o que mais contribuiu para a descida, com uma redução homóloga de 34,3%, acentuando a queda de 16,8% registada em março.

No agrupamento dos produtos alimentares, o índice registou uma queda de 5% em abril, contra um crescimento de 9% em março.

Em termos nominais, o índice agregado passou de uma descida homóloga de 7,2% em março para uma de 23,9% em abril, com os agrupamentos de produtos alimentares e de produtos não alimentares com diminuições homólogas de 5,1% e 38,7%, respetivamente (variações de 8,8% e de -19,6% em março).

Em março, o volume de negócios no comércio a retalho já tinha contraído 5,6%, face a igual mês de 2019, contra um aumento homólogo em fevereiro de 8,9%, refletindo efeitos da pandemia da covid-19.

O volume de negócios em abril face a março registou uma queda de 17,5% depois de uma queda de 11,8% em março face a fevereiro.

Os índices de emprego, de remunerações e de horas trabalhadas apresentaram descidas homólogas de 1,9%, 7,4% e 28,3%, respetivamente, quando em março tinham registado aumentos de 1,8% e de 2,9%, e uma descida de 1,2% em março, pela mesma ordem.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Quase 80% dos alojamentos turísticos com cancelamentos de reservas

Quase 80% dos alojamentos turísticos com cancelamentos de reservas

Próximo Artigo
Peregrino em estado grave ao ser atropelado no são bento da porta aberta

Peregrino em estado grave ao ser atropelado no São Bento da Porta Aberta

Artigos Relacionados