“Blue Home” foi o tema escolhido para a edição deste ano do festival de vídeo ecológico Bgreen, cujos vencedores são hoje conhecidos, numa gala marcada para as 21:30, no auditório do Parque da Devesa, em Famalicão.
Os 39 vídeos finalistas irão disputar as seis categorias a concurso: “Grande Prémio Bgreen”, “Bgreen Júnior” “Menção Honrosa”, “Melhor Making-Of”, “Prémio do Público” e “Prémio Alphonse Luisier”.
“Sensibilizar os jovens estudantes do ensino básico e secundário, com idades compreendidas entre os 13 e os 21 anos, para as questões ambientais” é o principal objetivo do Bgreen, que se realiza alternadamente no concelho famalicense e no concelho de Santo Tirso.
Recorde-se que concorreram cerca de 500 propostas vindas dos quatro cantos do mundo (16 nacionalidades) e que foram submetidos à edição deste ano do festival, promovido anualmente pela Escola Profissional Oficina.
O presidente da Câmara de Famalicão, Paulo Cunha, realçou a dimensão educativa do projeto. “O Bgreen é um projeto educativo para a escola, mas também para a comunidade que, certamente, não ficará indiferente a esta preocupação em torno das questões do ambiente e da sustentabilidade”.
O Bgreen cresce a cada ano e o diretor pedagógico da Oficina, Miguel Sá Carneiro, considerou ser “muito interessante ver a adesão e entusiasmo de alunos de outros países a uma proposta de uma escola do Vale do Ave”.
“O Bgreen é o ambiente natural de aprendizagem dos alunos da Oficina e a vertente internacional vem trazer uma complexidade muito grande para o festival, mas, simultaneamente, uma carga de enorme valor para os nossos estudantes”, acrescentou.