Américo, um jovem de Ponte de Lima de apenas 10 anos, é o vencedor do “MasterChef Júnior”, programa cuja final foi transmitida este domingo à noite, na TVI.
Na primeira prova, o mini-chef da freguesia do Bárrio, membro da conhecida família “Cachadinha”, apresentou um prato de cabrito e foi logo o primeiro a ser escolhido, entre quatro concorrentes, para o “duelo final”.
“O teu prato diz muito bem o que tu és. Estava saboroso”, avaliou um dos jurados.
Na prova final, onde defrontou um concorrente de Sandim (Vila Nova de Gaia), o pequeno cozinheiro limiano preparou um menu com frango recheado e um petit gateau servido com crumble.
Américo ainda ficou com a lágrima no canto do olho, desabafando aos jurados que a parte da sobremesa não lhe correu como estava à espera, mas foi mesmo escolhido para ganhar o concurso.
“É um dos dias mais importantes da minha vida. Consegui concretizar um sonho”, disse o novo MasterChef, que dedicou o triunfo à família.
O vencedor, que recebeu muitas palavras elogiosas dos jurados, ganhou um cruzeiro de uma semana com quatro familiares e um curso de cozinha.
O “MasterChef Júnior” foi gravado no Verão passado com 18 concorrentes, e, na vila do Alto Minho, já haviam rumores de que o jovem cozinheiro local seria o vencedor do programa. Contudo, por “razões contratuais”, a família estava proibida de confirmar a informação.