Seguir o O MINHO

Região

Fim de semana com noites tropicais no Minho

Noites com temperaturas acima dos 20 graus

em

Foto: DR / Arquivo

As temperaturas máximas voltam a subir nos distritos de Braga e Viana do Castelo neste sábado, prolongando-se ao longo da próxima semana. A novidade é a subida das temperaturas mínimas, que vão passar os 20 graus nas próximas noites.


No distrito de Braga a temperatura mínima, habitualmente registada durante a noite, atinge os 20 graus este sábado, subindo para 21 nas noites do próximo domingo e de segunda-feira.

Também o distrito de Viana do Castelo registará temperaturas mínimas acima dos 20 graus no mesmo período, segundo apontam as últimas previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Segundo os meteorologistas deste instituto, as noites cuja temperatura mínima se mantém acima dos 20 graus, são consideradas ‘noites tropicais’.

Já as máximas vão escalar três graus em Braga, subindo para os 37 graus no sábado e 35 no domingo e na segunda-feira, devendo descer ligeiramente na próxima terça.

No distrito de Viana, vão oscilar entre os 33 no concelho de Viana e os 37 em Ponte da Barca, no próxima sábado, devendo registar uma pequena diminuição nos dias seguintes.

O IPMA lançou avisos para o calor no distrito de Braga que já se encontram em vigor, devendo perdurar até às 00:00 horas da próxima terça-feira.

Anúncio

Barcelos

Árbitro de Barcelos morre aos 32 anos

Óbito

em

Foto: DR

Vítor Hugo Brito Barbosa, árbitro de Barcelos, morreu aos 32 anos, vítima de doença. A Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) apresentou “à família e amigos as mais sinceras condolências neste momento de luto de toda a arbitragem”.

O funeral de Vítor Barbosa está marcado para amanhã, quinta-feira, às 10:30, na Igreja Paroquia de Abade de Neiva, freguesia de onde era natural.

Vítor Barbosa foi em 2019 considerado o melhor árbitro na AF Braga na categoria C3 Elite.

“É com profundo pesar que comunicamos que o nosso colega Vítor Hugo Brito Barbosa, faleceu vítima de doença aos 32 anos de idade”, refere a APAF.

“Filiado na AF Braga e Sócio do Núcleo de Árbitros de Futebol de Barcelos, infelizmente Vítor perdeu a batalha da vida dele numa altura que estava prestes a ser pai”, acrescenta a APAF, endereçando “à família e amigos as mais sinceras condolências neste momento de luto de toda a arbitragem”.

Também o Núcleo Árbitros de Futebol Val Minho reagiu à morte, deixando “as mais sentidas condolências à família e ao Núcleo de Árbitros de Barcelos pela partida do seu jovem árbitro Vítor Barbosa vítima de cancro” e considerando que “hoje é um dia triste para a arbitragem”.

Continuar a ler

Barcelos

Covid-19: Morreram dois utentes de casa de saúde mental em Barcelos

Casa de Saúde S. João de Deus

em

Foto: Vítor Vasconcelos / O MINHO

Dois utentes da Casa S. João de Deus morreram e o número de infetados subiu para 78 – 64 utentes e 14 funcionários.

Recorde-se, como O MINHO noticiou, na semana passada foi detetado um surto naquela instituição de saúde mental.

Em comunicado enviado a O MINHO, o Instituto S. João de Deus, a que pertence a Casa de Saúde S. João de Deus, refere que a maioria dos infetados estão assintomáticos.

“Foram encaminhados cinco utentes para as unidades de saúde de referência, tendo falecido 2 destes”, refere a instituição, realçando que as famílias foram “todas contactadas e estão a par das medidas implementadas”.

O Instituto de S. João de Deus salienta que todos os seus estabelecimentos “têm implementados Planos de Contingência, atualizados regularmente e dinamicamente e de acordo com as orientações da Direção Geral de Saúde”.

Estes planos de contingência são “baseados numa estratégia de Cluster como medida preventiva e numa política de testagem preventiva, incluem zonas de isolamento/espaços de contingência claramente definidas e os profissionais de saúde estão formados e informados sobre as precauções a tomar e os procedimentos a implementar”.

Nos casos concretos de infeção, as pessoas em causa estão em isolamento de acordo com as indicações das entidades competentes/autoridade de saúde, acrescenta a instituição, que “lamenta o falecimento destes dois utentes e apresenta as suas condolências às suas famílias”.

A Casa de Saúde de S. João de Deus, em Barcelos, tem 160 colaboradores e 300 utentes internados. Pertence ao Instituto S. João de Deus, uma IPSS da área da saúde de âmbito nacional, que presta cuidados em regime de internamento a cerca de 2000 pessoas nos âmbitos da psiquiatria e saúde mental, cuidados continuados e cuidados paliativos.

Continuar a ler

Braga

Mulher encontrada morta em caminho de terra em Braga

Polícia Judiciária está no local a fazer perícias

em

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO (Arquivo)

Uma mulher de 69 anos foi encontrada morta, na manhã desta quarta-feira, junto ao Caminho da Ordem, num caminho em terra a poucas dezenas de metros da estrada, em Dume, no concelho de Braga.

A Polícia Judiciária esteve no local a fazer perícias e está a investigar se haverá crime ou não.

O alerta foi dado por volta das 07:40, tendo os meios de socorro sido ativados para paragem cardiorrespiratória.

Ao que O MINHO apurou, a mulher estava caída no caminho em terra com ferimentos no rosto.

A vítima morava na Rua António José Lisboa, em Real, a cerca de 300 metros do local onde foi encontrada morta.

Chegados ao local, os Bombeiros Sapadores de Braga e a VMER não chegaram a fazer manobras de reanimação e alertaram as autoridades.

A PSP também esteve no local a isolar a área para a Polícia Judiciária recolher os indícios.

O corpo já foi removido pelos Sapadores para o Instituto de Medicina Legal.

Notícia atualizada às 11h48 com mais informação.

Continuar a ler

Populares