Vem aí neve para o Minho e em “quantidade apreciável”

Foto: CM Melgaço

A neve deverá estar de volta ao Minho a partir de quinta-feira e, na sexta, as serras deverão ficar pintadas com uma “quantidade de neve apreciável”, de acordo a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Depois de um início de semana com temperaturas máximas “elevadas”, a partir de quinta-feira aproxima-se um sistema frontal que vai trazer precipitação e descidas das temperaturas para algumas zonas dos distritos de Viana do Castelo e Braga.

Segundo o IPMA, é esperada a passagem de uma “frente fria” na quinta-feira, que traz frio e vento à região.

“Teremos uma massa de ar polar e, a partir do meio da tarde, poderá haver precipitação sob a forma de neve nas serras. Começará com chuva e passará a neve gradualmente à medida que o ar frio vá entrando”, explica Pedro Sousa, meteorologista do IPMA, em declarações a O MINHO.

Nesse dia, pode nevar acima dos 1.000 ou 1.200 metros.

Sexta-feira será o dia com mais neve e a cota já desce para os 800 metros no Minho.

“Os modelos aponta para uma queda de neve bastante generalizada nas serras do norte e centro, nas serras do extremo norte será mais abundante. Se não houver alterações, será um evento com quantidade de neve apreciável nas serras do noroeste, como na zona do Gerês”, antevê o meteorologista.

Apesar de sexta-feira ser o dia “mais generoso” para os amantes de neve, ainda há possibilidade de ocorrer no sábado e domingo, cada vez a cotas “mais elevadas”. Pedro Sousa ressalva contudo que se trata de uma previsão superior a cinco dias e pode sofrer alterações.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x