Vem aí muito calor. Minho sob aviso amarelo no fim de semana

Termómetros vão subir aos 37 graus
Vem aí muito calor. Minho sob aviso amarelo no fim de semana
Foto: CM Braga /Arquivo

Os distritos de Braga e Viana do Castelo – como, de resto, todos os distritos de Portugal continental – vão estar sob aviso amarelo entre sábado e domingo, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O aviso para a região do Minho estará em vigor entre as 09:00 de sábado e as 11:00 de domingo.

O IPMA prevê “persistência de valores elevados da temperatura máxima, em especial
no interior do distrito”.

Para sábado e domingo, estão previstas máximas de 36ºC e 37ºC para Braga e de 29ºC e 30ºC para Viana do Castelo.

Noites tropicais

Como O MINHO noticiou, o calor deverá manter-se na próxima semana com as previsões do IPMA a apontarem para noites tropicais no Minho (mínimas a partir de 20ºC).

Em comunicado, o IPMA explica que o regresso do tempo quente está relacionado com o anticiclone dos Açores. “Após um fim de semana com temperaturas próximas, ou ligeiramente inferiores, ao normal para a época do ano no continente, e que se prevê continuar no início desta semana, existe uma tendência para que o anticiclone, localizado na região dos Açores, se intensifique e se estenda em crista para a Europa Central a partir de dia 24 [hoje, quinta-feira], originando um fluxo do quadrante leste e, consequentemente, um transporte de uma massa de ar quente e seco sobre a Península Ibérica e o arquipélago da Madeira”, salienta o IPMA.

Assim, está prevista uma “subida significativa da temperatura do ar no final da semana, com valores de temperatura máxima acima de 30°C na generalidade do território do continente, devendo superar 40°C em algumas regiões, em especial do interior”.

Amanhã, sexta-feira, os distritos da zona sul já estarão sob aviso amarelo, que se estenderá, no dia seguinte, a todo o continente.

Como o IPMA prevê temperaturas elevadas durante vários dias, poderemos vir a estar perante uma onda de calor. 

Recorde-se que a definição técnica de “onda de calor” é quando, em seis dias consecutivos, são registados valores de temperatura pelo menos cinco graus acima da média para a altura do ano. 

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Associação ambientalista defende proibição de publicidade a combustíveis fósseis

Associação ambientalista defende proibição de publicidade a combustíveis fósseis

Próximo Artigo
Trofa saúde compra mais um hospital no norte

Trofa Saúde compra mais um hospital no Norte

Artigos Relacionados